Início » Paraná » Realeza


Realeza - Paraná



Realeza faz parte do estado do Paraná. A população avaliada em 2009 era de 16.288 habitantes.

Na década de 1960, os pioneiros deram o nome de Realeza do Pinho, devido ao fato da abundância da Araucária do Paraná (Phynus Araucária angustifólia). Após a criação da cidade, foi mantido apenas Realeza.

História da cidade de Os colonos que se estabeleceram nesta localidade eram de etnias diferentes, principalmente alemães e italianos, que, no início, se dedicaram ao plantio de subsistência e à criação de suínos e galinhas. Criado através da Lei Estadual nº 4731, de 24 de junho de 1963, e instalado em 11 de novembro do mesmo ano, foi desmembrado de Capanema.

A ocupação inicial, deu-se em função do extrativismo da madeira e o desenvolvimento da cidade acelerou-se após a instalação da indústria Cazaca Ltda. As planas e férteis terras de latossolos, a localização e as novas estradas, uma pequena usina hidrelétrica de 150KWA, o plano piloto da cidade e as condições facilitadas para a aquisição do terreno e da madeira para construção, foram fatores determinantes para atrair as famílias que chegavam todos os dias.

Criado através da Lei Estadual nº 4730, de 24 de junho de 1963, e instalado em 12 de novembro do mesmo ano, foi desmembrado de Ampére.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: DELMO DE CARVALHO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Realeza: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Realeza? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: