Início » Paraná » Ramilândia


Ramilândia - Paraná



Ramilândia faz parte do estado do Paraná, localizado mais especificamente no Oeste do Paraná. A população avaliada em 2010 era de 4.134 habitantes . O nome do município é devido ao cultivo de rami na região, com a junção de lândia (terra) o nome fica Ramilândia. Os pioneiros foram um casal joão e maria, Ramilândia tem 12 anos de emancipação política, sem esta emancipação seriam 32 anos de município. O municipio é alvo de muitas invasões de terra, como as do Movimento Sem Terra - MST.

O turismo em Ramilândia é graças ao Fercar - Festival Regional da Canção Ramilandiense que atrai centenas de pessoas de várias cidades e até mesmo de outros estados. Também conhecida pelo Jantar Italiano que acontece todo ano e o Rodeio que acontece desde antes de sua emancipação.

História da cidade de Ramilãndia

Ramilândia encontra-se no oeste do Paraná.

A vila, hoje sede do município, surgiu em função de três grandes fazendas Rami, padroeira do Brasil e água cristalina.

A fazenda, onde originou o nome do município de Ramilândia, em função de seu tamanho, e por ser Rami a principal cultura explorada nos primeiros Tempos.

Um dos primeiros pioneiros a chegar na região, em 09-08-1960, foi a família do Sr. João Gonçalves da Fonte e Maria de Lurdes Orbolato da Fonte, ele já falecido, o casal veio de Alvorada do Sul.

Outro pioneiro, Sr. Sebastião Dino Dias, natural de Brazópolis/MG. Chegou na região de Ramilândia em 1965.

Mais tarde, com a cultura do café implantada, chegaram a trabalhar 1.550 famílias na fazenda Rami, essas famílias vieram de muito longe em busca de trabalho.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Ramilândia, pela lei municipal nº 172, de 01-09-1973, ratificada pela lei estadual nº 7186, de 16-07-1979, subordinado ao município de Matelândia.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o distrito de Ramilândia, figura no município de Matelândia.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ramilândia, pela lei estadual nº 9562, de 30-01-1991, desmembrado do município Matelândia. Sede no antigo distrito de Ramilândia. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Ramilândia: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Ramilândia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: