Início » Paraná » Quatiguá


Quatiguá - Paraná



Quatiguá faz parte do estado do Paraná.

De origem Guarani, "Katiguá", espécie de árvore colorante da família das meliáceas, que medem de doze a catorze metros de altura, em média. Ao tempo da colonização, esta árvore compunha a vegetação regional.

O sertanista João Ferreira de Paiva lançou as bases da fundação do atual município de Quatiguá em 1903. Paiva desbravou a região e construiu sua casa, gesto que encorajou outras famílias a se estabelecerem nas imediações do lugar conhecido por Chapada ou Jaboticabal. Os primeiros a chegar foram Lucas Santos de Camargo, H. Pereira, Joaquim Luciano, Joaquim Ferreira de Carvalho, João Marques da Silveira e José da Rocha Fiúza, e se iniciaram no plantio de café e lavouras de subsistência. No entanto, o lugar era isolado, as estradas eram picadas na mata e o acesso muito difícil.

História da cidade de Quatiguá Paraná - PR

Os primeiros habitantes do Município de Quatiguá procediam de Minas Gerais e São Paulo.

No início do povoamento a localidade pertencia à comarca de São José da Boa Vista e era conhecida pelas denominações de Chapada e Jaboticabal.

Em 1903, chegou ali o sertanista João Ferreira de Paiva, que foi fundador da cidade, iniciando o desbravamento da região e construindo a primeira casa no local.

Acompanhando o gesto de Ferreira de Paiva, estabeleceram-se no povoado então nascente os seguintes pioneiros: Lucas Santos de Camargo, H. Pereira, Joaquim Luciano, Joaquim Ferreira de Carvalho, João Marques da Silveira e José da Rocha Fiuza, acompanhados das respectivas famílias.

Esse grupo deu começo ao desbravamento da floresta para o plantio do café e de cereais próprios da região.

Em 1911, com a criação do Município de Tomazina desmembrado de São José da Boa Vista, Quatiguá passou a fazer parte de seu território.

Em 1928, pelo Decreto do Governo Estadual, foi criado o Distrito Policial de Quatiguá, passando a ser jurisdicionado ao Município de Santo Antônio da Platina.

Com a elevação do Distrito de Joaquim Távora à categoria de município, pela Lei Estadual nº 2645, de 10 de abril de 1929. Desmembrado do Município de Santo Antônio da Platina, Quatiguá passou a fazer parte de sua jurisdição.

Em 1947, o Distrito de Quatiguá foi desmembrado do Município de Joaquim Távora e elevado à categoria de município.

A denominação de "Quatiguá" é corrutela da palavra Catinguá, nome de um vegetal encontrado na região, cuja casca serve para tingir tecidos.

Gentílico: quatiguaense

Formação Administrativa

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Joaquim Távora o distrito de Quatiguá.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Quatiguá permanece no município de Joaquim Távora.

Elevado à categoria de município com a denominação de Quatiguá, pela lei estadual n.º 2, de 10-10-1947, desmembrado de Joaquim Távora. Sede no antigo distrito de Quatiguá. Constituído do distrito sede. Instalado em 26-10-1947.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Quatiguá: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Quatiguá? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: