Início » Paraná » Primeiro de Maio


Primeiro de Maio - Paraná



Primeiro de Maio faz parte do estado do Paraná, pertencente à Região Metropolitana de Londrina . A população avaliada em 2009 era de 11.126 habitantes.

O município é rodeado pelas águas da represa da Usina Hidrelétrica de Capivara. Sua atração principal é o espaço turístico chamado Paranatur, a ilha no meio do rio Paranapanema chamada Ilha do Sol, além da pescaria esportiva em geral.

V

História da cidade de Primeiro de Maio Paraná - PR

Como ocorreu com a maioria dos municípios norte-paranaenses, o de Primeiro de Maio é fruto do bandeirantismo dos tempos modernos.

Os primeiros moradores da comunidade estabeleceram-se às margens do Rio Paranapanema, em 1915, e foram Francisco Silowkski, Francisco Augusto de Oliveira e Antônio Augusto de Oliveira. Em 1922, chegaram à localidade domingos e Francisco Denardi, José Correia Porto de Abreu, João Batista Pereira, Eleutério Dorozzo e outros, acompanhados de sua respectivas famílias e procedentes do vizinho Estado de São Paulo, os quais fixaram residência na barra do Tibagi com o Paranapanema, onde iniciaram a fundação de pequeno núcleo colonial.

Um perigoso surto de febre malária acometeu os pioneiros do estabelecimento inicial do povoado, os quais foram forçados a recuar para o outro ponto da região, que é exatamente o local onde hoje se encontra o Cidade de Primeiro de Maio.

Em 30 de dezembro de 1936, em virtude da Lei Estadual nº 100, a localidade de Primeiro de Maio foi elevada à categoria de Distrito Judiciário pertencendo ao Município de Sertanópolis e, em 1951, alcançou sua autonomia.

O nome do município, deve-se ao fato da chegada dos pioneiros no dia 1º de maio de 1915 para a formação do Patrimônio. Inicialmente chamava-se Colônia Primeiro de Maio e após a criação do município, passou a denominar-se apenas Primeiro de Maio.

Gentílico: primaiense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Primeiro de Maio, pela lei estadual n.º 100, de 30-12-1936, subordinado ao município de Sertanópolis.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito de Primeiro de Maio figura no município de Sertanópolis.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito figura no município de Sertanópolis.

Elevado à categoria de município com a denominação de Primeiro de Maio, pela lei estadual n.º 790, de 14-11-1951, desmembrado de Sertanópolis. Sede no antigo distrito de Primeiro de Maio. Constituído de 2 distritos: Primeiro de Maio e Ibiaci. Instalado em 1412-1952.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Primeiro de Maio e Ibiaci.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Revisado em 2008

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Primeiro de Maio: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Primeiro de Maio? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: