Início » Paraná » Pitangueiras


Pitangueiras - Paraná



Pitangueiras faz parte do estado do Paraná. Encontra-se a uma latitude 23º13′50" sul e a uma longitude 51º35′08" oeste, estando a uma altitude de 660 m. A população avaliada em 2008 era de 2.786 habitantes. Possui uma área de 123,23km². Sua distância da capital é de 418 km.

Em 1942, Antônio Rodrigues Paes doou um alqueire de suas terras em Rolândia para que se constituisse o chamado patrimônio de Santo Antônio administrado pela Igreja Católica. No ano seguinte, inaugurou-se a igreja matriz de Santo Antônio com uma missa rezada pelo padre Bernardo Merckel. Dentro do Patrimônio de Santo Antônio, começou a crescer uma povoação, inicialmente formada por um pequeno comércio, bar, farmácia e casas de cerealistas.

A região onde estava o Patrimônio de Santo Antônio foi elevada a distrito administrativo de Rolândia em 1954 com o nome de Pitangueiras, em referência ao rio Pitangueiras. Os moradores mais antigos afirmam que o nome deve-se à grande quantidade de pitangueiras que havia na região.

História da cidade de Pitangueiras

Oficialmente, a história do Município de Pitangueiras teve início em 13 de dezembro de 1943, quando o imigrante português Antônio Rodrigues Paes fundou o Patrimônio de Santo Antônio. O principal marco histórico desta relevante data foi uma missa celebrada pelo Padre Bernardo Merckel.

Em 1940, foi batizada a Gleba Santo Antônio, nome dado pelo seu proprietário Sr. Antônio Rodrigues Paes, e, segundo relato de alguns pioneiros, nessa época já havia cerca de 10 famílias que habitavam a região, porém não se rejeita a possibilidade da área ter sido habitada por índios, pois foram encontrados no local vestígios de moradias e de objetos indígenas; e depois, explorada por viajantes e aventureiras de madeira; e ainda, por posseiros invasores de terras que não tinham dono. Também não se descarta a possibilidade, de que a área tenha sido de tropeiros e boiadeiros que faziam intercâmbio com a região do Estado do Mato Grosso.

Uma década depois de oficialmente criado, o Patrimônio de Santo Antônio passou a se chamar Pitangueiras, em referência ao Rio Pitangueiras, um dos principais rios que cortam o seu território.

O Município de Pitangueiras está jurisdicionado à Comarca de Rolândia.

Gentílico:

Formação Administrativa

Durante o tempo em que foi Patrimônio de Santo Antônio, a comunidade pertencia politicamente à Arapongas e, em 1950, através de uma divisão municipal, passou a pertencer ao Município de Rolândia.

O Patrimônio de Santo Antônio foi elevado à categoria de distrito, com o nome de Pitangueiras, através da Lei Estadual n° 790/51, de 14 de novembro de 1951, e, em 28 de setembro de 1990, foi elevado ao nível de município, através da Lei Estadual n° 9.389, que criava "ad referendum" de plebiscito, o Município de Pitangueiras, cuja instalação se deu em 01 de janeiro de 1993.

Fonte: IBGE; Prefeitura Municipal

Autor do Histórico: ANTôNIO NORBERTO SCHNEIDER

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Pitangueiras: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Pitangueiras? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: