Início » Paraná » Pitanga


Pitanga - Paraná



Pitanga faz parte do estado do Paraná.

Há muitas discussões em torno da razão para o nome da cidade de Pitanga. O seu significado é de origem tupi (ubapitanga) e quer dizer "fruto vermelho da pitangueira", mas o porquê de batizar a cidade com esse nome ainda é uma lenda que perdura.

Alguns dizem que quando os colonos acampavam nesta região, se "hospedavam" onde hoje é o cemitério municipal, e lá ficam à sombra de uma pitangueira; outros contam que quando os colonos estavam chegando na região avistavam no alto de uma serra três arvores de pitanga.

História da cidade de Pitanga

Entre os imigrantes franceses, que tiveram a iniciativa de penetrar o sertão do oeste paranaense, figuram os irmãos Caillot que, subindo o planalto, estabeleceram-se no lugar denominado Boa Ventura, na serra da Pitanga.

Na mesma época, os paranaenses Elias do Nascimento e seu irmão Manoel Martiniano de Freitas, com idêntico propósito, atingiram a localidade denominada Tigre e nela se estabeleceram.

Atraídos pela notícia da fertilidade das terras da região, Antonio Leonel Ferreira, João Luís Pereira e José Martins de Oliveira Melo também se dispuseram a desbravá-la. Entre os primitivos moradores da localidade, figuram Tomás Ribeiro e Ernesto Tavares.

Com a chegada dos primeiros colonos estrangeiros na Cidade, a região se desenvolveu. Em 1910, foi criado o Distrito Policial. O Distrito Judiciário de Pitanga, estabelecido em 1924. ficou subordinado à Comarca de Guarapuava.

O topônimo Pitanga, de origem tupi, significa fruto da pitangueira.

Os habitantes do Município são chamados de pitanguenses.

Formação Administrativa

Em divisão territorial datada de 31-XII-1936, figura no município Guarapuava p distrito de Pitanga.

Assim permanecendo no quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943.

Elevado à categoria de município com a denominação de Pitanga, pelo decreto-lei estadual n.º 199, de 30-12-1943, desmembrado do município de Guarapuava. Sede no antigo distrito de Pitanga. Constituído de 2 distritos: Pitanga e Campo Mourão. Instalado em 01-01-1944.

Pela lei estadual nº 2, de 10-10-1947, é criado o distrito de Manoel Ribas (ex-povoado) e anexado ao município de Pitanga. Pela. A mesma lei acima citada desmembra do município de Pitanga o distrito de Campo Mourão. Elevado à categoria de município. .

No quadro fixado pra vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 2 distritos: Pitanga e Manoel Ribas.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Pela lei estadual nº 790, de 14-11-1951, foram criados os distritos de Guarita, Ivainópolis, Palmital e Santa Maria e anexados ao município de Pitanga.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 6 distritos: Pitanga, Guarita, Ivainópolis, Manuel Ribas, Palmital e Santa Maria

Pela lei estadual n.º 2429, de 13-08-1955, desmembra do município de Pitanga os distritos de Manoel Ribas, Guaritá e Ivaiporã (ex-Ivainópolis), alterado pela lei acima citada.

Pela lei estadual nº 3267, de 14-08-1957, foram criados os distritos de Barra Bonita, Bela Vista e Boa Ventura, todos (ex-povoado) e anexados ao município de Pitanga.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 6 distritos: Pitanga, Barra Bonita, Bela Vista, Boa Ventura, Palmital e Santa Maria

Pela lei estadual nº 4338, de 25-01-1961, desmembra do município de Pitanga o distrito de Palmital. Elevado á categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 5 distritos: Pitanga, Barra Bonita, Bela Vista, Boa Ventura, e Santa Maria.

Pela lei estadual nº 1, de 15-01-1965, é criado o distrito de São José e anexado ao anexado ao município de Pitanga.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 6 distritos: Pitanga, Barra Bonita, Bela Vista, Boa Ventura, Santa Maria e São José.

Pela lei estadual nº 6910, de 02-09-1977, é criado o distrito de Poema e anexado ao anexado ao município de Pitanga.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 7 distritos: Pitanga, Barra Bonita, Bela Vista, Boa Ventura, Poema, Santa Maria e São José.

Pela lei estadual n.º 8624, de 08- 12-1987, desmembra do município de Pitanga os distritos de Bela Vista e Poema. Elevado à categoria de município com a denominação Nova Tebas.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 5 distritos: Pitanga, Barra Bonita, Boa Ventura, Santa Maria e São José.

Pela lei estadual nº 9320, de 11-07-1990, desmembra do município de Pitanga o distrito de Santa Maria. Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Maria do Oeste.

Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído de 4 distritos: Pitanga, Barra Bonita, Boa Ventura e São José.

Pela lei estadual nº 11176, de 10-09-1995, desmembra do município de Boa Ventura o distrito de Boa Ventura. Elevado á categoria de município com a denominação de Boa Ventura de São Roque.

Em divisão territorial datada de 1997, o município é constituído de 3 distritos: Pitanga, Barra Bonita e Vila Nova.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Pitanga: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Pitanga? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: