Início » Paraná » Pinhão


Pinhão - Paraná



Pinhão faz parte do estado do Paraná. Encontra-se a uma latitude 25º41′44" sul e a uma longitude 51º39′35" oeste, estando a uma altitude de 1041 metros. A população avaliada em 2010 é de 30.208 habitantes. Possui uma área de 2005,6 km².

Tem sua economia voltada para agropecuária, tanto de corte como leiteira, para a agricultura e a indústria extrativista madeireira, tendo pouco destaque no comércio. A principal renda econômica do município vem da produção agrícola. É um dos maiores produtores de grãos, leite e carne bovina. Destacando-se na região e no estado.

Suas principais festas são a festa do pinhão e a Festa do Divino.

História da cidade de Pinhão

Para o pesquisador José Carlos Veiga Lopes, no dia 14 de dezembro de 1771 o tenente-coronel Afonso Botelho juntou-se com outros membros da expedição no vau do rio que mais tarde seria chamado de Jordão (ver Município de Foz do Jordão), pondo-lhe o nome de Porto do Pinhão do rio Jordão. No mapa dos campos de Guarapuava elaborado pelo padre Chagas, em 1821, com o nome dos proprietários das fazendas, aparece o Campo do Pinhão, ainda não dividido.

Silvério de Oliveira e sua mulher Antonia Maria de Jesus foram os pioneiros e deram à sua propriedade o nome de Fazenda Pinhão, que mais tarde emprestou seu nome ao município. No ano de 1844, pouco tempo depois da descoberta dos Campos de Palmas, Silvério doou a seus filhos aquela propriedade.

Posteriormente, instalaram-se na localidade as famílias de Pedro Secundino da Silveira, Antônio Prestes da Rocha, Felisbino de Souza Bueno e o comerciante Job Azevedo. O povoado se fortaleceu e cresceu.

Gentílico:

Formação Administrativa

Em 21 de dezembro de 1892, Pinhão é elevado à categoria de Distrito Judiciário através do Decreto-Lei nº 48, com o nome de Pinhão e Reserva, com sede no povoado de Vila Nova do Pinhão, depois designado simplesmente pelo nome de Pinhão, tendo como primeiro escrivão o Sr. Joaquim Alves da Rocha Loures, cujo cartório foi instalado ao lado da capela do Divino Espírito Santo.

Em 1951, Pinhão é elevado à categoria de Distrito Administrativo.

Pela Lei Estadual nº 4.823, de 18 de fevereiro de 1964, foi criado o Município de Pinhão, com território desmembrado do Município de Guarapuava. A instalação ocorreu em 14 de março de 1965.

Fonte: http://www.prdagente.pr.gov.br

Autor do Histórico: NILZA TEREZINHA TOCZEK

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Pinhão: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Pinhão? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: