Início » Paraná » Pinhais


Pinhais - Paraná



Pinhais faz parte do estado do Paraná, encontra-se na Região Metropolitana de Curitiba. Tornou-se oficialmente um município em 1992, quando emancipou-se do município de Piraquara. Mesmo sendo o menor dos 399 municípios paranaenses, em área territorial, com 60.92km², figura entre as 14 cidades mais populosas do estado, com uma população de 117.166 hab, segundo dados do IBGE-2010.

Pinhais se destaca no cenário nacional e estadual, em uma pesquisa realizada pela revista Exame, a cidade foi relacionada entre as 100 melhores cidades brasileiras para se fazer negócios, é a 14° maior economia do Paraná, consolidando-se como um importante pólo de serviços e comércio da região. Destaca-se também por possuir o 14° melhor IDH do Paraná, mais recentemente foi apontada como tendo o 3° IFDM do estado, índice elaborado pela FIRJAN - Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro que mede a qualidade de vida dos municípios brasileiros.

No cenário regional destaca-se por abrigar o Autódromo Internacional de Curitiba, o Expotrade, um dos maiores Centros de Convenções e Exposições do estado, a Granja do Canguiri, Residência Oficial do Governador do Paraná e por seus grandes condomínios horizontais, dentre os quais destacam-se o complexo Pineville e os loteamentos Alphaville Graciosa e Alphaville Pinheiros, ambos às margens da centenária Estrada da Graciosa.

História da cidade de Pinhais

Com a construção da Ferrovia Curitiba-Paranaguá, iniciou-se os primeiros assentamentos naquela localidade, que pelos seus pinheirais (Araucária Angustifólia) ganhou a denominação de Pinhais.

Atividade econômica voltada para às indústrias de beneficiamento e transformação. Próximo de Curitiba, mistura um pouco a sua ocupação com a capital paranaense sendo o Município pertencente à Região Metropolitana com maior proximidade urbana (conurbado). é nele que está localizado o Autódromo Internacional de Curitiba e o Parque de Exposições Castelo Branco.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Pinhais, pela lei estadual n.º 4966, de 19-11-1964, subordinado ao município de Piraquara.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o distrito de Pinhais, figura no município de Piraquara.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Pinhais, pela lei estadual nº 9906, de 18-03-1992, desmembrado de Piraquara. Sede no antigo distrito de Pinhais. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Pinhais: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Pinhais? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: