Início » Paraná » Paranapoema


Paranapoema - Paraná



Paranapoema faz parte do estado do Paraná. A população avaliada em 2010 era de 2.791 habitantes, sendo que esse nome surgiu graças a irmãos poetas que sobrevoavam a atual cidade. Surgiu então ideia de povoar aquele pedaço de terra que até então não era povoado, significando Paraná, por ser um pedaço de terra localizado no noroeste do Paraná e poema, por ser nomeado por poetas e ai formou-se o nome Paranapoema. Acredita-se que alem de serem poetas, o nome da cidade teve influencia dos rios que o entornam, Pirapó (PO)e Paranapanema (EMA), assim Poema. Hoje é considerada uma ótima cidade para se viver, tem prosperado devido às indústrias que ali se instalaram, as cerâmicas, forncendo uma grande quantidade de empregos.

A área onde está assentada a cidade de Paranapoema pertencia aos irmãos Vitorelli, que em 1952 organizaram a Imobiliária Paranapoema, procedendo à medição e demarcação dos lotes urbanos e rurais, lançando assim as bases de colonização da futura cidade.

O nome dado à cidade é referência à Imobiliária Paranapoema; comenta-se que este, originou-se na junção dos nomes dos rios Paraná, Pirapó e Paranapanema, que circundam o município, sugirido pelo aviador que conduzia os fundadores, que foi prontamente aceito.

Seus pioneiros foram Cândido Adorno, Pedro e/ou Justo Mariano de Sá, Antônio Frederico, José Cordeiro de Souza, José Estevam de Freitas e/ou Santos, Félix Serafim, Gino Soares de Lima, Deoclesiano da Silva, Luiz Horque, Antônio Violada, Olímpio Ferreira Pinto e Pedro Paiva. Estes homens e seus familiares contribuíram decisivamente para a formação do patrimônio.

A planta da cidade de Paranapoema foi elaborada pelo Engenheiro Kleper Gonçalves Palhano

No ano de 1953, foi criado o Distrito Administrativo de Paranapoema. A Lei Estadual n.º 4.844, de 06 de março de 1964, criou o município de Paranapoema, com território desmembrado de Paranacity. A instalação oficial ocorreu no dia 11 de dezembro de 1964, sendo primeiro prefeito municipal eleito o sr. José Cirino e vice Alcides Correa.

O Padroeiro do município é Santo Antonio de Pádua, comemorado no dia 13 de junho.

O gentílico: Paranapoemense.

Fonte: Secretaria de Estado da Cultura - Paraná da Gente e Prefeitura de Paranapoema

Autor do Histórico: GUILHERME ERNESTO TONIN

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Paranapoema: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Paranapoema? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: