Início » Paraná » Paranacity


Paranacity - Paraná



Paranacity faz parte do estado do Paraná. A população avaliada em 2011 era de 10.856 habitantes.

O desbravamento da área onde se acha plantado o Município de Paranacity, foi iniciado no ano de 1.949, através da Imobiliária Progresso Ltda, de propriedade dos senhores Rajah Eid e Faiez Eid, responsáveis pela colonização e vendas de lotes urbanos e rurais a civilizadores oriundos dos mais diversos pontos do país.

A denominação Paranacity à localidade, foi uma forma de prestar homenagem à Grã-Bretanha, onde os fundadores Rajah e Faiez Eid estiveram por longo tempo radicados antes de virem ao Brasil, significa em inglês CITY (cidade) Paraná (estado) “Cidade do Paraná”.

História da cidade de O município teve origem num patrimônio formado pela Imobiliária Progresso Limitada, sediada na Cidade de Apucarana.

Em 1940, a citada empresa, depois de medir e demarcar, colocou à venda 6400 datas de terras e 200 chácaras, dando a denominação de Paranacity ao Patrimônio, homenagem a um dos seus sócios, de nacionalidade norte-americana, que significa CITY (cidade) PARANá (estado) "Cidade do Paraná". As primeiras construções foram feitas pela própria Imobiliária, por intermédio do construtor Guilherme Schinel, juntamente com Abílio Soares, figurando ambos entre os primeiros desbravadores da localidade.

Com a vinda de João Chemin, primeiro comerciante, Mamed Kalil, Pedro Paulo Venério, João Moron, Emílio Audi, Francisco José Munhoz, João Galdino Inocêncio e muitos outros, iniciou-se o desenvolvimento de Paranacity.

Em 1951 a comunidade já apresentava um ativo comércio, a boa qualidade das terras atraía a cada dia mais famílias, consequentemente surgiam as primeiras propriedades rurais.

Em 10/02/1953, o Patrimônio foi elevado à condição de Distrito Administrativo de Nova Esperança, em 26/11/1954, de acordo com a Lei estadual nº 253 foi elevado a categoria de município, desmenbrado de Nova Esperança, e sua instalação deu-se no dia 04/12/1955, com a posse de seu primeiro prefeito eleito, Venério Paulo Venério.

Pela lei municipal n.º 106, de 13-07-1955, é criado o distrito de Inajá e desmembrado de Parapoema e anexado ao município de Paranacity.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Paranacity, Inajá e Paranapoema.

Pela lei estadual n.º 4338, de 25-01-1961, desmembra do município de Paranacity o distrito de Inajá. Elevado à categoria de município.

Pela lei municipal n.º 99, de 02-11-1960, é criado o distrito de Jardim Olinda e anexado ao município de Paranacity.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: Paranacity, Jardim Olinda e Paranapoema.

Pela lei estadual n.º 4844, de 06-03-1964, desmembra do município de Paranacity os distritos de Jardim Olinda e Paranapoema. Elevados à categoria de município.

Gentílico: paranacitense

Fonte: IBGE Prefeitura de Paranacity (www.paranacity.pr.gov.br)

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Paranacity: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Paranacity? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: