Início » Paraná » Ourizona


Ourizona - Paraná



Ourizona faz parte do estado do Paraná. Sua população é de 3.380 habitantes

Entre os anos de 1945 e 1947, a área de terras onde hoje se acha instalado o Município de Ourizona pertencia a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, responsável pelo surgimento de inúmeras cidades na região. Os Pioneiros que chegaram nesta região por volta de 1948, entusiasmados com o crescimento da região, resolvem fundar um núcleo urbano.

Nessa época, o saudoso pioneiro Nicolau Nasser adquiriu a Gleba Condor, com 300 alqueires de terras, ali plantou 150 mil pés de café. De seu entusiasmo pelas ricas terras, e de seu espírito empreendedor nasceu a idéia de formar uma pequena cidade. Do pensamento à ação medearam alguns dias apenas, e Nicolau contratou um urbanista destacado para planejar a cidade sonhada. Em pouco tempo surgia a nova célula populacional, milhares de lotes foram vendidos e seus possuidores sentiram seus capitais se multiplicarem. Além do Sr. Nicolau Nasser, Ourizona contou em sua colonização com a participação dos senhores Ermenegildo Calvo e Lázaro de Lima, que efetuaram loteamento na área urbana da parte baixa.

História da cidade de Ourizona

Entre os anos de 1945 e 1947, a área de terras onde hoje se acha instalado o Município de Ourizona pertencia a Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná, responsável pelo surgimento de inúmeras cidades na região.

Nessa época, o saudoso pioneiro Nicolau Nasser adquiriu a Gleba Condor, com 300 alqueires de terras, ali plantou 150 mil pés de café. De seu entusiasmo pelas ricas terras, e de seu espírito empreendedor nasceu a idéia de formar uma pequena cidade. Do pensamento à ação medearam alguns dias apenas, e Nicolau contratou um urbanista destacado para planejar a cidade sonhada. Em pouco tempo surgia a nova célula populacional, milhares de lotes foram vendidos e seus possuidores sentiram seus capitais se multiplicarem.

Nicolau Nasser teve seu nome perpetuado na cidade, tendo o mesmo sido designado ao Estádio Municipal e a um estabelecimento de ensino.

Além do Sr. Nicolau Nasser, Ourizona contou em sua colonização com a participação dos senhores Ermenegildo Calvo e Lázaro de Lima, que efetuaram loteamento na área urbana da parte baixa.

O povoado em franco desenvolvimento passou a contar com um comércio dos mais acentuados.

Paralelo ao pujante progresso comercial, a área rural despontava com excelentes produções agrícolas através do trabalho arrojado de seus primeiros produtores, entre esses os Sr. José Vieira Júnior, um dos pioneiros, que obteve as primeiras safras no município.

A Vila de Ourizona pertencente ao Município de Mandaguaçu, prosperava de forma bastante acentuada, o progresso de todos os setores atraía a cada dia mais e mais famílias oriundas dos mais diversos pontos do país.

No setor político passou a contar com seus representantes na Câmara Municipal de Mandaguaçu, através dos vereadores locais.

A denominação Ourizona à localidade foi idéia do saudoso fundador Nicolau Nasser, que havia dado esse nome à sua fazenda, e conforme sua origem significa Zona de Ouro" "(Ouro Verde)".

Gentílico:

Formação Administrativa

Em 25 de julho de 1960, Ourizona foi elevada à categoria de município, através da Lei Estadual n° 4245, desmembrando-se de Mandaguaçu.

A instalação solene ocorre no dia 19/11/61.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ourizona (PR); IBGE/Agência-Maringá

Autor do Histórico: LAéRCIO ARALI

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Ourizona: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Ourizona? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: