Início » Paraná » Nova Tebas


Nova Tebas - Paraná



Nova Tebas faz parte do estado do Paraná. Em 2010 o Instituto Sangari, no mapa da violência de 2010 do país, indica o município como o segundo mais violento do Brasil.

No dia 8 de dezembro de 1987,e instalado em 1 de janeiro de 1988, quando foi desmembrado de Pitanga, criado através da a Lei Estadual Nº 8.624, realizava o sonho do Padre Antonio Holler, que desde a década de 70, defendia a criação do município. A campanha iria atingir seu ápice e premiar a persistência dos abnegados pioneiros em 1986. Foi quando um abaixo assinado, de iniciativa do edil Donato Esser, que representava o distrito na Câmara de Vereadores de Pitanga, contendo mais de 5 mil assinaturas, foi apresentado na Assembleia Legislativa do Estado, inicialmente pelo deputado Trajano Bastos. Acabou sendo aprovado naquela casa e com a sanção do governador Álvaro Dias, estava oficialmente criado o município de Nova Tebas.

No entanto, a história do município se inicia lá pelo ano de 1930, quando o local denominado "Tabatingüera", era ainda mata virgem, conhecida apenas por caçadores. Taba em tupi-guarani significa aldeia. Portanto "Aldeia Tinguera". Provavelmente onde atualmente se localiza a cidade, foi uma aldeia indígena.

História da cidade de Nova Tebas

As origens do Município de Nova Tebas remontam à década de 30, quando foram implantadas as primeiras propriedades.

O primeiro nome dado à localidade foi de Três Barras, posteriormente chamado Bela Vista, e finalmente, a Nova Tebas dado por morador oriundo da Grécia.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Bela Vista (ex-povoado), pela lei estadual nº 3267, de 14-08-1957, subordinado ao município de Pitanga.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Bela Vista, figura no município de Pitanga.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1985.

Elevado à categoria de município com a denominação de Nova Tebas, pela lei estadual n.º 8624, de 08- 12-1987, desmembrado de Pitanga. Sede no atual distrito de Nova Tebas (ex-Bela Vista). Constituído de 2 distritos: Nova Tebas e Poema, ambos desmembrados de Pitanga. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 2 distritos: Nova Tebas e Poema.

Pela lei municipal n.º .........., de............., é criado o distrito de Catuporanga e anexado ao município de Nova Tebas.

Em divisão territorial datada de 1999, o município é constituído de 3 distritos: Nova Tebas, Catuporanga e Poema.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Bela Vista para Nova Tebas, alterado pela lei estadual n.º 8624, de 08- 12-1987.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Nova Tebas: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Nova Tebas? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. tim's avatartim

    "No dia 8 de dezembro de 1987,e instalado em 1 de janeiro de 1988, quando foi desmembrado de Pitanga, criado através da a Lei Estadual Nº 8.624"

    Afinal, qual é a data de fundação do município?, pois no wikipedia diz que essa mesma informação, porém ao lado diz que foi fundado em 1989

    #1 – 25/01/2018 - 17:50

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: