Início » Paraná » Nova Aliança do Ivaí


Nova Aliança do Ivaí - Paraná



Nova Aliança do Ivaí faz parte do estado do Paraná. Sua população, com base no censo do IBGE de 2010, é de 1.433 habitantes, caracterizando o município como a segunda menor população do Paraná, tendo mais habitantes apenas que Jardim Olinda.

História da cidade de Nova Aliança do Ivaí

Em 1947, as primeiras famílias a se instalarem na região onde hoje se localiza a sede do município de Nova Aliança do Ivaí, foram as de Laurentino dos Santos, Aristeu Alves e Joviano Alves da Cruz. Em seguida, mais famílias foram chegando e em pouco tempo, a localidade tomou aspecto de povoado, cuja primitiva denominação foi Suruquá, por estar localizado às margens do rio do mesmo nome. Posteriormente recebeu a denominação de Guaritã, devido à existência de madeira com esse nome, em abundância na região.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Nova Aliança do Ivaí, pela lei municipal n.º 33, de 16-11-1956, subordinado ao município de Paraíso do Norte.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Nova Aliança do Ivaí, figura no município de Paraíso do Norte.

Elevado à categoria de município com a denominação de Nova Aliança do Ivaí, pela lei estadual n.º 4245, de 25-07-1960, desmembrado do município de Paraíso do Norte. Sede no atual distrito de distrito de Nova Aliança do Ivaí (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 11-11-1961.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Nova Aliança do Ivaí: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Nova Aliança do Ivaí? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: