Início » Paraná » Mauá da Serra


Mauá da Serra - Paraná



Mauá da Serra faz parte do estado do Paraná.

A localidade de Mauá da Serra foi elevada à categoria de distrito pela Lei nº 8416 de 21 de novembro de 1986 e a nível de município através da Lei Estadual nº 9.272, de 24 de maio de 1990 quando foi desmembrada de Marilândia do Sul. A região provém do início dos anos 50, de uma época em que o norte paranaense foi colonizado seguindo a plantação de café em larga escala. Mauá da Serra foi uma cidade projetada com ruas, avenidas, glebas amplas e rodovias dentro do espaço urbano, pois o projeto fazia parte da estratégia colonizadora desenvolvida naquela época.

A área total do município segundo o IPARDES Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social é, atualmente, de 109km², com uma área urbana de 5,3km², o que corresponde a 4,9% do total. Observa-se, assim, que o município conta com uma extensa área rural, de 102,18km², que representam 95,07% da área municipal total. O município está distante aproximadamente 315km da capital do estado, Curitiba, 406km do Porto de Paranaguá e a 90km do aeroporto mais próximo, localizado na cidade de Londrina.

História da cidade de Mauá da Serra

A extraordinária região norte do Paraná, foi, por muito tempo, uma espécie de Nova Canaã, especialmente para desbravadores paulista, mineiros e nordestinos.

Mais conhecido por ´pioneirismo´, os ´rush´ que durante vários anos caracterizou o surgimento de povoados em todas as regiões.

Numerosos patrimônio surgiram e se foram transformado em cidades, que dentro de poucos anos conseguiram autonomia.

Araruva, atual Marilândia do Sul é um desse exemplo. E foi no território de Araruva que, por volta de 1928, teve inicio um núcleo habitacioanal denominado ´Bairro dos Mirandas´, constituídos por membros da família Miranda, ou irmãos Miranda — Pedro, Antônio, Merzido e outros.

Em 1930, a região já contava com outras famílias de agricultores, passou a ser conhecida por Lagoa Bonita, nome originário de uma grande lagoa. Mais tarde, no local onde hoje é sede do município de Mauá da Serra, formou-se um pequeno núcleo de moradores, sendo denominada de Munhoz da Rocha, em homenagem ao então governador Bento Munhoz da Rocha. O pioneiro Donato José dos Santos, foi o primeiro morador dessa localidade. Os primeiros comerciante foram Salvador Maurício da Silva, João Bento e Antônio Cordeiro.

Em 1954, o colonizador Jamil Assad Jamus, responsável por diversos loteamentos na área de Apucarana, lançou o empreendimento imobiliário denominado Cidade Mauá, com vendas de lotes urbanos. Deu-se assim, o inicio planejado da cidade, na qual os primeiros comerciantes foram Cezinando Rodrigues, José Rodrigues de oliveira, Genipe Rodrigues e outros.

A partir de 1957, deu-se a grande arrancada para o desenvolvimento com a chegada do membro da colônia japonesa que transformara a região num verdadeiro celeiro agrícola.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Mauá da Serra, pela lei nº 8416 de 21-11-1986, subordinado ao município de Marilândia do Sul. .

Em divisão territorial datada de 1988, o distrito de Mauá da Serra, figura no município de de Marilândia do Sul. .

Elevado à categoria de município co a denominação de Mauá da Serra, pela lei estadual nº 9272, de 24-05-1990, desmebrado do município de Marilândia do Sul. Sede no atual distrito de Mauá da Serra (ex-localidade) Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído do distrito sede.

Assim permecnendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Mauá da Serra: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Mauá da Serra? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: