Início » Paraná » Matinhos


Matinhos - Paraná



Matinhos é uma cidade no litoral do estado do Paraná. Pertence à Mesorregião Metropolitana de Curitiba e Microrregião de Paranaguá e. encontra-se a sudeste da capital do estado, distando desta cerca de 111km. Ocupa uma área de 117,064 km², sendo 4,75km² estão em perímetro urbano, e sua população em 2011 foi estimada em 29831 habitantes, sendo que em 2010 era o 61º mais populoso do estado paranaense.

A sede tem uma temperatura média anual de 19,5°C e na vegetação do município predomina a mata atlântica, com trechos de restinga ao longo de sua faixa litorânea. Com uma taxa de urbanização da ordem de 99%, o município contava, em 2009, com nove estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,793, considerando como médio em relação ao estado.

O município destaca-se pelas suas praias situadas nos 15 balneários, que atraem milhares de pessoas na alta temporada, sendo o balneário de Caiobá o maior de todos, onde estão a Praia Brava e a Praia Mansa. Também há a realização anual de diversas festas e eventos, como o Carnaval de Matinhos, em fevereiro ou março, e as feiras de artesanato, organizadas no decorrer do ano.

História da cidade de Matinhos

Localizada no litoral paranaense Matinhos foi descoberto em 1820 seus habitantes primitivos eram os índios Carijós, os primeiros colonizadores foram os portugueses e italianos que fundaram colônias agrícolas.

A origem do nome decorre da mata baixa (mata de restinga, rica em epífitas) que era conhecida como matinho.

Os balneários são alguns dos responsáveis pela grande movimentação dos veranistas que procuram as Praias do Paraná, entre outros, o de Caiobá, com origem de ocupação por volta de 1926 por descendentes da colônia alemã de Curitiba (na foto o Balneário de Caiobá).

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Matinhos, pela lei estadual nº 613, de 27-01-1951, subordinado ao município de Paranaguá.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Matinhos figura no município de Paranaguá.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 231-XII-1963.

Elevado à categoria de município com a denominação de Matinhos, pela estadual nº 5743, de 13-03-1968, desmembrado de Paranaguá. Sede no antigo distrito de Matinhos. Constituído do distrito sede. Instalado em 19-12-1968.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1971, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Matinhos: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Matinhos? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: