Início » Paraná » Marquinho


Marquinho - Paraná



Marquinho faz parte do estado do Paraná. A população avaliada em 2010 era de 4.983 habitantes.

História da cidade de Marquinho

A história começou com a demarcação das terras pelo índio Francisco Tororó, que fincou o primeiro marco entre o cemitério e o Rio Bonito, criando a localidade de Marquinho, hoje um pouco descentralizada da primeira demarcação em função do desenvolvimento, constituindo a atual sede do município de Marquinho.

Foi habitado em 1899, na região de Marquinho Velho, sendo os primeiros fundadores: José Ribeiro (José Grande ) , Elias Ribeiro, João Ribeiro, Hipólito Ribeiro, Antônio Ribeiro, Joaquim Ribeiro e Pedro Ribeiro.

O primeiro padre vinha a cavalo de Virmond celebrar missas no Marquinho, chamava-se Pe. Gino. Celebrava missas na residência de Pedro Ribeiro.

Em 1942, foi fundada a sede do atual município de Marquinho, sendo os primeiros moradores: Henrique Gonsiorhiewicz, Otávio Folda, Napoleão Lopes Padilha e Adão Wachak. Mais tarde em 1955, passou a ser distrito de Guarapuava, através de solicitação feita por Napoleão Lopes Padilha.

Com poucas perspectivas de comércio, pois os colonos não podiam vender seus produtos por absoluta falta de compradores, o comércio era realizado em Guarapuava ou Goioxim.

Mais tarde a partir de 1943, começou a vir pessoas de outros lugares, como do estado de Santa Catarina e da cidade de Cruz Machado. Ao chegar aqui compraram terras do governo e desenvolveram safras de suínos, os quais eram transportados a pé para Goioxim, Cantagalo ou até Guarapuava.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Marquinho, pela lei estadual n.º 790, de 13-11-1951, com terras do distrito de Goioxim, subordinado ao município de Guarapuava.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Marquinho, figura no município de Guarapuava.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Pela lei estadual n.º 7575, de 12-05-1982, o distrito de Marquinho foi transferido do município de Guarapuava, para constituir o novo município de Cantagalo.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o distrito de Marquinho, figura no município de Canatagalo.

Elevado à categoria de município com a denominação de Marquinho, pela lei estadual nº 10834, de 22-06-1995, desmembrado de Cantagalo. Sede no antigo distrito de Marquinho. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Transferência distrital

Pela lei estadual n.º 7575, de 12-05-1982, transfere o distrito de Marquinho do município de Guarapuava, para constituir o novo município de Cantagalo.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Marquinho: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Marquinho? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: