Início » Paraná » Maringá


Maringá - Paraná



Maringá faz parte do estado do Paraná. É uma cidade média-grande planejada e de urbanização recente, sendo a terceira maior do estado e a sétima mais populosa da região sul do Brasil. Destaca-se pela qualidade de vida e por ser um importante entroncamento rodoviário regional. A cidade é uma das mais arborizadas do país.

De acordo com o IBGE, Maringá possui uma população de 362329 habitantes.

Sua Região Metropolitana conta com 690 376 habitantes (IBGE/2010)

História da cidade de Maringá

O povoamento da área compreendida pelo atual Município de Maringá iniciou-se por volta de 1938, mas foi apenas a partir dos primeiros anos da decada de 1940 que começaram a ser erguidas as primeiras edificações propriamente urbanas, na localidade conhecida mais tarde por Maringá Velho. Eram umas poucas e bastante rústicas construções de madeira de cunho provisório. Destinavam-se, fundamentalmente, a organizar na região um pólo mínimo para o assentamento dos numerosos migrantes que afluíam para essa nova terra.

Nossos pioneiros chegavam em caravanas procedentes de vários estados do Brasil, organizadas pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná - CMNP, em sua maioria colonos paulistas, mineiros e nordestinos. Nos anos de 1947 e 1949 que mais chegaram famílias. No pequeno núcleo urbano que surgia, concentravam-se as atividades de compra e venda de terras, as negociações entre proprietários, a hospedagem de colonos recém chegados e algumas práticas ínfimas de comércio varejista.

O local funcionava também como pousada para aqueles que se embrenhavam mato a dentro, no rumo desconhecido das barrancas do Rio Ivaí. A CMNP responsabilizou-se pela venda das terras e lotes, além da construção de estradas e implantação de núcleos urbanos. O traçado urbanístico da pequena aldeia, refletia os elementos de provisoriedade do assentamento. Eram logradouros irregulares, sem infra-estrutura e escoamento, iluminação ou água corrente.

Deve-se observar, que desde muito cedo aquele centro pioneiro multiplicou suas funções conforme avançava a ocupação da região. O Maringá Velho, deixava de ser apenas uma área central para desbravamento e tornava-se um local para onde os colonos convergiam a fim de receber notícias e correspondências, fazer compras e estabelecer a primitiva rede local de comunicações.

Gentílico:

Formação Administrativa

O Distrito de Maringá foi fundado em 10 de maio de 1947, pertencendo ao Município de Mandaguari.

Em 1948 passou à categoria de Vila.

Elevada à categoria de Município através da Lei nº 790, de 14/11/l951, tendo como Distritos Iguatemi, Floriano e Ivatuba.

Fonte: Museu de História e Arte Helenton Borba Côrtes; IBGE/Agência Maringá; Prefeitura Municipal de Maringá (PR)

Autor do Histórico: LAéRCIO ARALI

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Maringá: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Maringá? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: