Tudo sobre Marilena Estado do Paraná
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Marilena
Coordenadas geográficas
O município de Marilena fica localizado na latitude -22.7336 e longitude -53.0402 e faz parte do estado do Paraná.
Tamanho do Território de Marilena
Com um total de 232,363 km², Marilena de extensão territorial.
População de Marilena
De acordo com dados do IBGE, Marilena possui aproximadamente 7.067 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Marilena são chamados de marilenense.
Administração municipal
Prefeito atual:JOSÉ APARECIDO DA SILVA.
História de Marilena - Paraná
Marilena faz parte do estado do Paraná. A população avaliada em 2010 era de 6.854 habitantes. Economia predominantemente agrícola. Os bairros da cidade apresentam nomes muito interessantes: Caveirão (na região do Cemitério Municipal), Taboal (região na principal entrada da cidade; tem este nome devido ao campo de futebol que, há alguns anos, ficava no meio de uma vegetação alagada conhecida por taboal), Vila da Fumaça (assim chamada por ser perto de uma olaria, que solta muita fumaça ao queimar os tijolos).
Seu principal pioneiro, Sr. Ernesto Mazzotti, chegou na região aproximadamente no ano de 1952 derrubando a mata ali existente.O gaúcho que teve seu irmão Adelino Mazzotti assassinado por um peão no Paraná, continuou o seu trabalho e ergueu a cidade. Foi eleito o primeiro prefeito da cidade dando a ela este nome, além de ter realizado grandes obras.
A Festa do Milho, que acontece todos os anos no mês de setembro (próximo ao Feriado da Independência) consiste no principal evento festivo do município. São 3 dias de agitação na cidade, com apresentações folclóricas no primeiro dia, apresentações de feiras e artesanato no segundo dia e, no último dia, apresentações de carroças decoradas pelos agricultores locais com o tema da festa. Ainda escolhem a Rainha do Milho e o Rei do Sabugo, terminando com festas noturnas e fogos de artifício.
História da cidade de Marilena
O município de Marilena teve seu inicio a cargo da empresas colonizadora Paranapanema e colonizadora Marilena. Essas empresas eram composta pelos senhores índio Brasileiro Borba, José Volpato e Abelardo Alcântara. Devido ao grande respeito e consideração à esposa de um dos componentes da empresa, senhora Helena Maria Puglielli Volpato, é que foi dado o nome de Marilena à cidade.
Um dos pioneiros que chegaram a região foi o senhor Henrique Palma, residente e proprietário da fazenda Boa Vista, na localidade de Areia Branca, que chegando ao município por volta do ano de 1939, chefiando vários homens, abriu um picadão partindo do porto São José até a cidade de Paranavaí, o qual servia na época para a passagem de boiadas vindas de Mato Grosso.
O inicio da colonização porém efetivou-se por volta do ano de 1948, quando as empresas determinaram seu procurador Antônio Scandelari para executar o loteamento da cidade e a vendas dos lotes.
A região, de terra fértil e propícia para o plantio de café, foi desbravada por pessoa que vieram de toda parte do país, como os senhores Armindo Constantino Mazzotti, Manoel Barbosa Vieira, Atílio São João, Antônio Adão, João Umbertino, Gentil Scotá, João Gomes e muitos outros.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Marilena (ex-povoado), pela lei municipal nº 13, de 05-08-1953, com terras desmembradas do distrito de Porto São José, subordinado ao município de Paranavaí.
Pela lei estadual n.º 253, de 26-11-1954, o distrito de Marilena, foi transferido do município de Paranavaí, para constituir o novo município de Nova Londrina.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Marilena, figura no município de Nova Londrina.
Assim permencendo em divisão territorial datada de 31-XII-1963.
Elevado à categoria de município com a denominação de Marilena, pela lei estadual nº 5678, de 19-10-1967, desmembrado de Nova Londrina. Sede no antigo distrito de Marilena. Constituído do distrito sede. Instalado em 16-01-1969.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1971, o município é constituído do distrito sede.
Assim permencendo em divisão territorial datada de 2007.
Transferência distrital
Pela lei estadual n.º 253, de 26-11-1954, transfere o distrito de Marilena do município de Paranavaí, para o novo município de Nova Londrina.
Fonte: IBGE
DDD de Marilena, Paraná
44
Como fazer uma ligação para Marilena:
0 + Operadora + 44 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 44 + telefone
- Vivo: 015 + 44 + telefone
- Aerotech: 017 + 44 + telefone
- Claro: 021 + 44 + telefone
- GVT: 025 + 44 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 44 + telefone
- TIM: 041 + 44 + telefone
- Sercontel: 043 + 44 + telefone
CEP de Marilena
Prefeitura Municipal de MarilenaEndereço: Rua Dante Pasqualetto, 855, Centro, Marilena - PR, CEP: 87960000
Telefone / Fax:(44) 3448-1314 (44) 3448-1314
Prefeito: JOSÉ APARECIDO DA SILVA
Hospitais em Marilena - PR
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde marilenense.
Cartórios na cidade de Marilena
Acesse a lista de Cartórios em Marilena. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Marilena Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Marilena - PR e localizar ruas e endereços do município paranaense.
Hotéis e Pousadas em Marilena
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Marilena. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Marilena
Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Marilena.
Marilena fica perto de onde?
Confira as cidades vizinhas de Marilena - PR em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário:
Praticai a justiça e a equidade; livrai o oprimido das mãos do opressor; não oprimais ao estrangeiro, nem ao órfão, nem à viúva; não façais violência, nem derrameis sangue inocente neste lugar.
(Jeremias 22:3)
Bíblia Online