Início » Paraná » Marialva


Marialva - Paraná



Marialva é uma cidade do Estado do Paraná. Encontra-se na Região Norte-Central, à leste de Maringá e é conhecido como a "Capital da Uva Fina".

Em 1940 entre Mandaguari e Maringá , no meio do “estradão de terra batida que caminhava para frente” trecho histórico do Caminho do Peabiru, a companhia de Terras do Norte do Paraná, promoveu a criação de um patrimônio, a que se deu a denominação de Marialva.

Para seu desenvolvimento, atraiu pessoas de todas as Unidades da Federação, com o objetivo de se dedicarem, principalmente, à cultura do café , para a qual as terras roxas e o clima subtropical se prestavam admiravelmente. A venda de lotes urbanos foi coroado de êxito e em pouco tempo dava amostra de uma nova cidade.

História da cidade de Marialva Paraná - PR

Proprietária de extensa gleba de terras adquiridas do Governo do Estado do Paraná, no trecho histórico Caminho de Peabiru, a Companhia de Terras Norte do Paraná, promoveu a criação de um patrimônio, ao lado da estrada que liga Mandaguari a Maringá, a que se deu a denominação de Marialva.

Para seu desenvolvimento, atraiu pessoas de todas as Unidades da Federação, com o objetivo de se dedicarem, principalmente, à cultura do café, para a qual as terras roxas e o clima subtropical se prestavam admiravelmente.A venda de lotes urbanos foi coroada de exito e em pouco tempo dava amostra de uma nova cidade.

Em 1947, o Patrimônio era elevado à categoria de Distrito Administrativo, no Município de Mandaguari e, em 1951, foi criado o Município de Marialva.

O nome do município foi dado em homenagem a D. Pedro de Alcântara Menezes, o "Marquês de Marialva", destro cavaleiro portugues, nascido em 1711 e falecido em 1799.

Gentílico: marialvense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Marialva, pela lei estadual n.º 2, de 10-101947, subordinado ao município de Mandaguari.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Marialva figura no município de Mandaguari.

Elevado à categoria de município com a denominação de Marialva, pela lei estadual n.º 790, de 14-11-1951, desmembrado de Mandaguari. Sede no distrito de Marialva (expovoado). Constituído de 2 distritos: Marialva e Itambé. Instalado em 14-12-1952.

Pela lei municipal n.º 53, de 21-12-1954, é criado o distrito de Sarandi (ex-povoado) e anexado ao município de Marialva.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Marialva, Itambé e Sarandi.

Pela lei estadual n.º 4245, de 25-07-1960, desmembra do município de Marialva, Bom Sucesso e São Pedro do Ivaí, o distrito de Itambé. Elevado à categoria de município.

Pela lei municipal n.º 245, de 27-09-1961, é criado o distrito de Cambuí e anexado ao município de Marialva.

Pela lei estadual n.º 5582, de 03-07-1967, o distrito de Cambuí passou a denominarse São Miguel de Cambuí.

Pela lei municipal n.º 525, de 24-08-1967, é criado o distrito de São Luiz e anexado ao município de Marialva.

Pela lei estadual n.º 5758, de 10-04-1968, é criado o distrito de Santa Fé do Pirapó e anexado ao município de Marialva.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 5 distritos: Marialva, Santa Fé do Pirapó, São Miguel de Cambuí , Sarandi e São Luiz.

Pela lei estadual n.º 7502, de 14-10-1981, desmembra do município de Marialva o distrito de Sarandi. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 4 distritos: Marialva, Santa Fé do Pirapó, São Luiz e São Miguel do Cambuí.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 4 distritos: Marialva, Santa Fé do Pirapó, São Luiz e São Miguel do Cambuí.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Alterado em: 12/09/2008.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Marialva: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Marialva? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: