Início » Paraná » Mandaguaçu


Mandaguaçu - Paraná



Mandaguaçu faz parte do estado do Paraná. Encontra-se na Região Metropolitana de Maringá.

A Companhia Melhoramentos Norte do Paraná planejou e levou a efeito a obra de colonização desta região paranaense, nela se incluindo o município de Mandaguaçu.

O ciclo expansionista cafeeiro, a frondosa floresta virgem, e as terras férteis foram decisivos para o crescimento da região e do município. O nome Mandaguaçu é de origem tupi guarani e significa "abelha grande".

História da cidade de Mandaguaçu

Como quase todas as cidades fundadas na região geoeconômica do Norte do Paraná, Mandaguaçu é o resultado da obra realizada pela empresa imobiliária conhecida pela denominação Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. Proprietária de grandes tratos de terras na área setentrional do Paraná, a aludida Companhia imobiliária planejou e levou a efeito extraordinária obra de colonização nesta parte do estado, nela se incluindo a atual cidade de Mandaguaçu.

Esse trabalho teve início em 1944, quando ali chegaram os primeiros moradores: Tito Rodrigues, Durvalino de Matos Medrado, João Angelim, José Braz e Santo Lonardoni. Suas propriedades foram construídas em terrenos adquiridos, anteriormente, da Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná, e com a sua chegada à localidade iniciaram-se os trabalhos de fundação do patrimônio, que se transformou, logo depois, em florescente e progressista povoação.

Durvalino de Matos Medrado foi o primeiro comerciante de Mandaguaçu; apesar de pobre e das dificuldades enfrentadas prestou bons serviços à povoação, contribuindo de maneira eficiente para o seu crescimento e evolução.

Outros vieram atraídos pela fertilidade da terra. Não tardou a dominar a lavoura de café. Abriram-se estradas, ampliando-se, desse modo, os meios de comunicações e transportes. Como consequência, o patrimônio se transformou num pujante núcleo de riqueza da região norte-paranaense.

Entre os primitivos nomes dados à localidade destacam-se os de Vila Guaíra e Governador Lupion; mas, ao receber os foros de cidade, já era conhecida pela denominação atual de Mandaguaçu.

Gentílico:

Formação Administrativa

Pela Lei Estadual n° 790, de 14 de novembro de 1951, o patrimônio de Mandaguaçu foi elevado à categoria de município e instalado em dezembro do ano seguinte.

Fonte: Prefeitura Municipal de Mandaguaçu (PR); IBGE/Agência Mandaguaçu

Autor do Histórico: LAéRCIO ARALI

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Mandaguaçu: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Mandaguaçu? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: