Início » Paraná » Lapa


Lapa - Paraná



Lapa faz parte do estado do Paraná. Encontra-se a 25º46′11" de latitude sul e 49º42′57" de longitude oeste, a uma altitude de 908 metros. Sua população em 2010 é de 44.936 habitantes.

A exploração da erva-mate e a atividade tropeira fizeram parte das atividades econômicas de sua história. Atualmente, apesar de ser um município mais diversificado em sua base econômica, traz consigo, devido ao seu passado histórico, o turismo, que mostra a beleza existente em seu Patrimônio Histórico e Cultural. Sua primeira denominação foi de freguesia de Santo Antônio da Lapa, sob a jurisdição da vila de Curitiba em 1797. Em 1806 devido ao rápido crescimento do povoado tornou-se a Vila Nova do Príncipe. Após algumas mudanças de jurisdição, finalmente, em 7 de março de 1872 a Vila Nova do Príncipe, desmembrada da Vila Rio Negro, foi elevado a categoria de cidade com a denominação de Lapa.

Os habitantes naturais do município da Lapa são denominados lapeanos. Está localizada na Mesorregião Metropolitana de Curitiba, mais precisamente na microrregião do mesmo nome, estando a uma distância de 62km da capital do estado, Curitiba. Possui uma área de 2097,7km².

História da cidade de LAPA PARANá Monografia - nº 141 Ano: 1957

ASPECTOS HistóricoS

O povoamento de Lapa data, ao que tudo indica, de 1731, quando foi aberta a estrada de Curitiba para Viamão (Rio Grande do Sul). A meio caminho do rio Negro a Curitiba e constituindo ponto final da etapa diária dos tropeiros, que de manhã deixavam as margens do rio Negro, a região era provida de boas pastagens e terras férteis. Esses fatores, fundamentais ao povoamento , atraíram os primeiros povoadores - João Pereira Braga e sua mulher Josefa Gonçalves da Silva.

Em meados do século XVIII, já era elevado o número de habitantes do arraial , onde se erguia uma tosca capelinha sob a invocação de Nossa Senhora do Capão Alto, construída pelos padres carmelitas do Tamanduá.

A 13 de junho de 1797, foi criada, pelo governo da Capitania de São Paulo, a freguesia de Santo Antônio da Lapa. Em 1806, o Capitão Português Francisco Teixeira Coelho empenhou-se em eleva-la a vila, passando, juntamente com outros moradores do local, procuração ao Coronel José Vaz de Carvalho e ao Capitão José de Andrade e Vasconcelos para que qualquer deles requeresse a diligência. A petição teve despacho favorável, chegando a noticia da criação da vila a prospera povoação em 6 de junho do mesmo ano. Tomou então a denominação de Vila Nova do Príncipe.

Durante a Guerra dos Farrapos, foi a vila ponto de concentração das forcas legais, principalmente quando Garibaldi invadiu Santa Catarina em 1843.

Em 1850, a vila e seu distrito já contavam com a população de 5406 habitantes.

Com a criação da Província do Paraná e sua consequente organização judicial, a Vila Nova do Príncipe passou a ser o 5º Termo Judiciário e Policial da Comarca da Capital.

Formação Administrativa

Em 30 de maio de 1870, era elevada a cabeça de comarca, dando-se sua instalação a 11 de junho de 1871. Em 1872, a Vila Nova do Príncipe adquiriu foros de cidade, passando a denominar-se Lapa, nome por que era conhecida a povoação desde sua origem.

Diversas levas de imigrantes localizaram-se no Município nos anos de 1877, 1878, 1888 e 1895. Na colônia Mariental instalaram-se colonos russos e alemães; na colônia Joanisdorf - russos, alemães e austríacos; na colônia Antônio Olinto, os de origem polonesa, e na colônia São Carlos, os de procedência italiana.

No inicio de 1894, a parte sul do Município foi invadida pelos exércitos revolucionários dos federalistas rio-grandenses, transformando a cidade em praça de guerra. Depois de uma resistência heróica. foram os legalistas, a 11 de fevereiro de 1894, forcados a capitular. Na tarde desse mesmo dia, foi a guarnição desarmada e a cidade ocupada pelos revolucionários.

De acordo com a divisão administrativa do País, vigente a 1º de julho de 1957, o município de Lapa é constituído de 3 distritos: Lapa, água Azul e Antônio Olinto.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Lapa: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Lapa? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: