Tudo sobre Lapa Estado do Paraná
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Lapa
Coordenadas geográficas
O município de Lapa fica localizado na latitude -25.7671 e longitude -49.7168 e faz parte do estado do Paraná.
Tamanho do Território de Lapa
Com um total de 2093,859 km², Lapa de extensão territorial.
População de Lapa
De acordo com dados do IBGE, Lapa possui aproximadamente 47.909 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Lapa são chamados de lapeano.
Administração municipal
Prefeito atual:DIEGO TIMBIRUSSU RIBAS.
História de Lapa - Paraná
Lapa faz parte do estado do Paraná. Encontra-se a 25º46′11" de latitude sul e 49º42′57" de longitude oeste, a uma altitude de 908 metros. Sua população em 2010 é de 44.936 habitantes.
A exploração da erva-mate e a atividade tropeira fizeram parte das atividades econômicas de sua história. Atualmente, apesar de ser um município mais diversificado em sua base econômica, traz consigo, devido ao seu passado histórico, o turismo, que mostra a beleza existente em seu Patrimônio Histórico e Cultural. Sua primeira denominação foi de freguesia de Santo Antônio da Lapa, sob a jurisdição da vila de Curitiba em 1797. Em 1806 devido ao rápido crescimento do povoado tornou-se a Vila Nova do Príncipe. Após algumas mudanças de jurisdição, finalmente, em 7 de março de 1872 a Vila Nova do Príncipe, desmembrada da Vila Rio Negro, foi elevado a categoria de cidade com a denominação de Lapa.
Os habitantes naturais do município da Lapa são denominados lapeanos. Está localizada na Mesorregião Metropolitana de Curitiba, mais precisamente na microrregião do mesmo nome, estando a uma distância de 62km da capital do estado, Curitiba. Possui uma área de 2097,7km².
História da cidade de LAPA PARANá Monografia - nº 141 Ano: 1957
ASPECTOS HistóricoS
O povoamento de Lapa data, ao que tudo indica, de 1731, quando foi aberta a estrada de Curitiba para Viamão (Rio Grande do Sul). A meio caminho do rio Negro a Curitiba e constituindo ponto final da etapa diária dos tropeiros, que de manhã deixavam as margens do rio Negro, a região era provida de boas pastagens e terras férteis. Esses fatores, fundamentais ao povoamento , atraíram os primeiros povoadores - João Pereira Braga e sua mulher Josefa Gonçalves da Silva.
Em meados do século XVIII, já era elevado o número de habitantes do arraial , onde se erguia uma tosca capelinha sob a invocação de Nossa Senhora do Capão Alto, construída pelos padres carmelitas do Tamanduá.
A 13 de junho de 1797, foi criada, pelo governo da Capitania de São Paulo, a freguesia de Santo Antônio da Lapa. Em 1806, o Capitão Português Francisco Teixeira Coelho empenhou-se em eleva-la a vila, passando, juntamente com outros moradores do local, procuração ao Coronel José Vaz de Carvalho e ao Capitão José de Andrade e Vasconcelos para que qualquer deles requeresse a diligência. A petição teve despacho favorável, chegando a noticia da criação da vila a prospera povoação em 6 de junho do mesmo ano. Tomou então a denominação de Vila Nova do Príncipe.
Durante a Guerra dos Farrapos, foi a vila ponto de concentração das forcas legais, principalmente quando Garibaldi invadiu Santa Catarina em 1843.
Em 1850, a vila e seu distrito já contavam com a população de 5406 habitantes.
Com a criação da Província do Paraná e sua consequente organização judicial, a Vila Nova do Príncipe passou a ser o 5º Termo Judiciário e Policial da Comarca da Capital.
Formação Administrativa
Em 30 de maio de 1870, era elevada a cabeça de comarca, dando-se sua instalação a 11 de junho de 1871. Em 1872, a Vila Nova do Príncipe adquiriu foros de cidade, passando a denominar-se Lapa, nome por que era conhecida a povoação desde sua origem.
Diversas levas de imigrantes localizaram-se no Município nos anos de 1877, 1878, 1888 e 1895. Na colônia Mariental instalaram-se colonos russos e alemães; na colônia Joanisdorf - russos, alemães e austríacos; na colônia Antônio Olinto, os de origem polonesa, e na colônia São Carlos, os de procedência italiana.
No inicio de 1894, a parte sul do Município foi invadida pelos exércitos revolucionários dos federalistas rio-grandenses, transformando a cidade em praça de guerra. Depois de uma resistência heróica. foram os legalistas, a 11 de fevereiro de 1894, forcados a capitular. Na tarde desse mesmo dia, foi a guarnição desarmada e a cidade ocupada pelos revolucionários.
De acordo com a divisão administrativa do País, vigente a 1º de julho de 1957, o município de Lapa é constituído de 3 distritos: Lapa, água Azul e Antônio Olinto.
Fonte: IBGE
DDD de Lapa, Paraná
41
Como fazer uma ligação para Lapa:
0 + Operadora + 41 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 41 + telefone
- Vivo: 015 + 41 + telefone
- Aerotech: 017 + 41 + telefone
- Claro: 021 + 41 + telefone
- GVT: 025 + 41 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 41 + telefone
- TIM: 041 + 41 + telefone
- Sercontel: 043 + 41 + telefone
CEP de Lapa
Prefeito: DIEGO TIMBIRUSSU RIBASHospitais em Lapa - PR
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde lapeano.
Cartórios na cidade de Lapa
Acesse a lista de Cartórios em Lapa. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Lapa Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Lapa - PR e localizar ruas e endereços do município paranaense.
Hotéis e Pousadas em Lapa
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Lapa. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Lapa
Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Lapa.
Lapa fica perto de onde?
Confira as cidades vizinhas de Lapa - PR em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário:
Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.
(Salmos 55:22)
Bíblia Online