Início » Paraná » Jesuítas


Jesuítas - Paraná



Jesuítas faz parte do estado do Paraná. Encontra-se a uma latitude 24º23′06" sul e a uma longitude 53º23′15" oeste, estando a uma altitude de 489 metros. A população avaliada em 2010 era de 9.832 habitantes. Possui uma área de 269,29km².

Os primeiros pioneiros a chegarem na região do Município de Jesuítas vieram em 1959 e 1960 em busca da exploração e comércio de madeiras, do comércio generalista de secos e molhados e do cultivo agrícola. Vindos de diferentes regiões do Paraná e do Brasil os colonizadores que se estabeleceram em Jesuítas possuiam etnias variadas como italianos, portugueses, espanhóis e japoneses. Com isso, o Município de Jesuítas se caracteriza pelas diferentes predominâncias migratórias. O nome Jesuítas foi dado ao município em homenagem aos padres jesuítas que catequizaram os índios que aqui viviam. Os cafezais são o sustentáculo econômico do município, com mais de 10 milhões de pés plantados. Criado através da Lei Estadual nº 7304, de 13 de maio de 1980, e instalado em 1 de fevereiro de 1983, foi desmembrado de Formosa do Oeste.

História da cidade de JESUíTAS - PARANá

Etimologia. Jesuítas Substantivo masculino plural. Vem do italiano gesuíta, de Gesú... Jesus. Possivelmente do francês jésuitique. (AGC, ABHF, FT).

Origem Histórica. O principal colonizador da localidade foi o sr. Amaro Martins Felício, que construiu a primeira casa no lugar. A chamada Marcha para o Oeste muito contribuiu para que famílias aqui se estabelecessem e dotassem a região de infra-estrutura necessária, possibilitando que fossem pLeiteadas prerrogativas políticas de apoio à comunidade. Estas famílias pioneiras deram estabilidade econômica, social e cultural à cidade de Jesuítas.

Em 31 de dezembro de 1962, pela Lei n.º 4.668, foi criado o Distrito Judiciário no município de Formosa do Oeste. Pela Lei n.º 7.304, de 13 de maio de 1980, foi criado o município de Jesuítas, com território desmembrado do município de Formosa do Oeste, e instalado a 1º de fevereiro de 1983.

O nome dado à cidade é homenagem aos padres jesuítas espanhóis, que a partir do final do século XVI, iniciaram épico trabalho de catequização em mais de cem mil índios, em terras hoje paranaenses. Destacaram-se nestas ações os padres Simão Mazzeta, Montoya e Justo Mansilia van Surck. Os jesuítas eram membros da Companhia de Jesus, ordem religiosa fundada por Inácio de Loyola (1491-1556).

Acrescentando informações, o pesquisador José Carlos Veiga Lopes diz: ...a Companhia de Jesus, fundada por Santo Inácio de Loyola para enfrentar a reforma protestante, foi aprovada pelo papa em 27 de setembro de 1540.

Fonte: SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA - PARANá GENTE

Autor do Histórico: JOSé NICOLETTI

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Jesuítas: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Jesuítas? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: