Início » Paraná » Jardim Alegre


Jardim Alegre - Paraná



Jardim Alegre faz parte do estado do Paraná.

Em 1929, uma grande área do que então constituía uma fazenda foi adquirida e deu origem a uma empresa imobiliária que deveria colonizar essa região, onde atualmente se encontra o município de Jardim Alegre. Mas somente a partir de 1939, a área começou a ser desbravada com a derrubada das matas e início do cultivo do solo.

Inicialmente denominado patrimônio Três Machados, passou mais tarde a se chamar patrimônio Rancho Alegre para posterior e finalmente, através do então Vice-Prefeito do município, Senhor Alzemiro Alves de Moraes, ser batizado de Jardim Alegre.Ao ser aprovado o nome "JARDIM ALEGRE", sugerido pelo Senhor Alzemiro Alves de Moraes, O município foi criado pela Lei Estadual nº 4859, de 28 de abril de 1964, sendo emancipado e instalado em 19 de dezembro do mesmo ano, foi desmembrado de Ivaiporã. Jardim Alegre encontra-se na região conhecida como Vale do Ivaí, no norte novo do Paraná.

História da cidade de Jardim Alegre

O atual município de Jardim Alegre, orgulha-se de não ter o seu histórico garboso e cheio de nomes célebres, pois o rápido progresso se esqueceu das celebridades e acolheu gente simples e hospitaleira para sua colonização, que iniciou em 1952, tendo à frente os nomes: Genibre Aires Machado, Pedro Machado, Renato Machado, Godofredo Aires Machado e Acincino Aires Vidal (sobrinho) , proprietário da fazenda Rancho Alegre.

A placa indicatória da fazenda, ficava na estrada que ligava Ivaiporã a Faxinal, o que fez os viajantes e moradores do local, denominarem o mesmo de Placa Rancho Alegre, onde florescia mais um povoado no centro Oeste do Paraná.

A mudança da denominação do ainda minúsculo povoado, não se fez esperar. Tão logo inteiraram-se dos nomes do proprietários da fazenda, passaram a chama-lo Patrimônio Três Machado, o qual perdurou até a escolha do nome Jardim Alegre que permanece até nossos dias. Apesar de serem cinco os componentes da família Machado, por razões desconhecidas cognominaram o patrimônio de Patrimônio Três Machados.

A exemplo de seus dois municípios vizinhos, São João do Ivaí e Ivaiporã, Jardim Alegre também nasceu em terras da sociedade Territorial Ubá Ltda., de propriedade da família Barbosa Ferraz.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Jardim Alegre, pela lei estadual nº 4367, de 24-05-1961, subordinado ao município de Ivaiporã.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Jardim Alegre, figura no município Ivaiporã.

Elevado à categoria de município com a denominação de Jardim Alegre, pela lei estadual nº 4859, de 28-04-1964, desmembrado do município Ivaiporã. Sede no atual distrito de Jardim Alegre (ex-povoado). Constituído de 2 distritos: Jardim Alegre e Ubá do Sul, ambos desmembrados de Ivaiporã. Instalado em 14-12-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 2 distritos: Jardim Alegre e Ubá do Sul.

Assim permencendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Pela lei estadual nº 7108, de 17-1-1979, o distrito de Ubá do Sul tomou a denominação de Lidianópolis.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 2 distritos: Jardim Alegre e Lidianópolis (ex-Ubá do Sul).

Assim permencendo em divisão territorial datada de 1988.

Pela lei estadual nº 9289, de 05-06-1990, desmembra do município de Jardim Alegre o distrito Lidianópolis. Elevado á categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído do distrito sede.

Assim permencendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Jardim Alegre: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Jardim Alegre? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: