Início » Paraná » Japurá


Japurá - Paraná



Japurá faz parte do estado do Paraná. A população avaliada em 2004 era de 7.570 habitantes.

Japurá tem 165,184 quilômetros quadrados de área total do Município, e confronta-se: "ao Norte com São Carlos do Ivaí, ao Sul com São Tomé, ao Leste com São Carlos do Ivaí e a Oeste com Indianópolis". Está linha do Trópico de Capricórnio, a Noroeste do estado do Paraná, zona fisiográfica do Ivaí.

Prefeito: Irineu Batista Câmara

História da cidade de Fundada em 28/11/1963, obteve emancipação em 13/12/1964. Encontra-se próximo ao Trópico de Capricórnio, à Noroeste do Estado do Paraná, zona fisiográfica do Ivaí. Japurá tem 162,08 Km de área total. Confronta-se ao Norte com São Carlos do Ivaí, ao Sul com São Tomé, ao Leste com São Carlos do Ivaí e a Oeste com Indianópolis.

O abastecimento de água é realizado pelo SAMAE: Serviço Autônomo Municipal de água e Esgoto, localizado à Rua São Januário, Jardim Modelo, Município de Japurá. O abastecimento de água atende aproximadamente 2.800 imóveis.

Por volta do ano de 1953, algumas clareiras abriram-se nas cercanias do local designado pelo nome Japurá.

As primeiras derrubadas foram feitas na parte oeste e sudeste do futuro município, de vez que os pioneiros tinham mais acesso dessa parte, pois a cidade de Jussara era o último reduto para os mesmos, enquanto Cianorte contava apenas com duas ou três "vendas" de secos e molhados e São Tomé só tinha uma picada central, que futuramente deu lugar a uma avenida principal.

No mesmo ano, o Sr. Moisés Rodrigues estabeleceu uma venda em seu sitio. No mesmo logradouro, mais tarde foi construída uma igrejinha e uma escola. A primeira linha de ônibus deu-se nesse mesmo local, já que Japurá, até então não existia.

No lugar designado pelo engenheiro chefe Vladimir Babkov da companhia Melhoramentos Norte do Paraná para ser construída a cidade de Japurá em fins de 1954, estabeleceu-se o Sr. Irineu Batista Câmara, primeiro morador da cidade e que seria também o primeiro e bem merecido prefeito. Como agente corretor da referida imobiliária, ao Sr. Irineu B. Câmara foi fácil obter um pequeno terreno à esquerda de quem esta chegando a cidade, vindo da estrada que liga São Tome a Japurá e estabeleceu uma venda de secos e molhados.

Após a derrubada da mata no local da cidade, esse senhor mudou-se para o leste da cidade, na saída para Florai e São Jorge atual estrada porto velho. Outros vieram nos meses subsequentes, e assim se processou a ocupação da cidade.

Fonte: Prefeitura Municipal de Japurá

Autor do Histórico: ANTôNIO MAIOLI

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Japurá: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Japurá? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. Marlene Cardoso Marchiori's avatarMarlene Cardoso Marchiori

    Nasci e morei nessa linda cidadezinha desde o ano de 1958 até 1976,quando infelizmente minha família procurou novos horizontes,fomos para são Paulo,mas sinto orgulho da minha família ser pioneira dessa cidade , meu Nonô Victaliano Marchiori chegou nesse lugar em 1951.

    #1 – 11/09/2016 - 10:54

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: