Início » Paraná » Ivaté


Ivaté - Paraná



Ivaté é um município do estado do Paraná, no Brasil. Dista aproximadamente 644 quilômetros da capital do estado, Curitiba. A população avaliada em 2010 era de 7 473 habitantes.

"Ivaté" é um termo de origem tupi que significa "fruta verdadeira", através da junção dos termos ′ybá ("fruta") e eté ("verdadeiro").

Toda a região do noroeste do estado brasileiro do Paraná era ocupada, até meados do século XX, pela etnia indígena dos xetás. Com os projetos de colonização da região levados a cabo a partir dessa época, os xetás foram praticamente exterminados, seja através da perda de suas terras, através de doenças trazidas pelos não índios ou através do assassínio puro e simples.

História da cidade de O Município de Ivaté está inserido na Micro região Noroeste do Estado do Paraná, no 3º planalto de Trapp, com área de 407,3 km. Quando a localização hidrográfica esta na abrangência da Micro bacia do Rio Ivaí. O clima incidente é o subtropical úmido Mesotérmico, verões quentes com concentração de chuva no inverno ameno com geadas poucos frequentes. A latitude é 23º2400 Sul, Longuitude 53º2200 Oeste.

A evolução populacional de Ivaté seguiu a economia cafeeira da região. Até a década de 70, mesmo antes de Ivaté se tornar município sua população passava de 10 mil habitantes. A partir de 70, quando o café começou a ser erradicado, dando lugar a pecuária rural diminuiu significativamente e hoje o município possui apenas 6932 habitantes (censo de 2000) estando a minoria ainda residindo na área rural.

Em meado da década de 90 instalou-se em Ivaté uma usina de álcool que beneficia a cana- de- açúcar, provocando a expansão desta lavoura que atualmente chega a ocupar 70% da cobertura vegetal do município.

A usina é muito influente no município, a população urbana é composta de mistos trabalhadores rurais diaristas (bóias frias) que atendem a demanda de mão de obra da colheita. Esta demanda é complementada por uma migração sazonal de aproximadamente 400 vindas de Minas Gerais e Bahia e da redondeza, as se deslocam a procura de trabalho no corte de cana-de-açúcar. Em razão deste contingente populacional a própria usina está construindo loteamentos habitacionais de interesse social, para atender seus trabalhadores. Ivaté possui potencial turísticos significativo pois os rios que cercam o município têm potencial pesqueiro e outras atividades de lazer.

Tendo como Festas Típicas do Município o Réveillon , Carnaval de Rua, Aniversário do Município, Festas Juninas, e no distrito de Herculândia Feijoada, Rodeio, Cavalgada.

Em 02 de Maio de 1989, através da Lei Estadual nº 8.970, sancionada pelo Governador álvaro Fernades Dias, foi criado o Município de Ivaté, com território desmembrado do Município de Umuarama. A Instalação deu-se no dia 01 de Janeiro de 1.993.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ivaté

Autor do Histórico: SEBASTIãO APARECIDO DE AZEVEDO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Ivaté: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Ivaté? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: