Início » Paraná » Itaperuçu


Itaperuçu - Paraná



Itaperuçu faz parte do estado do Paraná. Localizado na Microrregião e na Mesorregião Metropolitana de Curitiba.

Itaperuçu é vocábulo indígena que significa, ao pé da letra, "fazer caminho grande da pedra". Do tupi itá: pedra; peru: fazer caminho; e ussu: grande. Outra interpretação traduz como caminho de pedra grande. Do Tupi-Guarani: Ita=Pedra; Peru=fazer; e ussu=grande. A referência se explica pela formação geológica da região, segundo o qual, os índios passavam pela localidade, onde existia um grande espaço com pinheirais e lago com água boa.

É antiga a movimentação no território do atual município de Itaperuçu, sendo contemporânea ao surgimento de Nossa Senhora do Amparo de Votuverava, final do século XVIII.

História da cidade de Itaperuçu

Criado pela Lei Estadual nº 9.437 de 09 de Novembro de 1990, na qual foi desmembrado do município de Rio Branco do Sul, Itaperuçu é um município localizado no Estado do Paraná. à 38 Km da capital do estado, faz parte da região metropolitana de Curitiba, e se confronta com os municípios de Rio Branco do Sul, Castro, Campo Largo e Almirante Tamandaré. Sua ocupação inicial foi realizada por famílias de origem italiana e posteriormente por mascates de origem árabe. Região predominantemente agrícola, possui atividades também na extração de minerais, destacando-se a instalação das fábricas de cimento e calcário. Outro setor que se desenvolveu muito nos últimos anos, foi a extração e beneficiamento de madeiras.

Itaperuçu é vocábulo de origem indígena que significa ao pé da letra, ´fazer caminho da pedra grande´. Do Tupi-Guarani: Ita=Pedra; Peru=fazer; e ussu=grande. A referência se explica pela formação geológica da região, segundo o qual, os índios passavam pela localidade, onde existia um grande espaço com pinheirais e lago com água boa

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de Itaperuçu, pela lei estadual nº 9437, de 09-11-1990, desmembrado de Rio Branco do Sul. Sede no atual distrito de Itaperuçu. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Itaperuçu: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Itaperuçu? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: