Início » Paraná » Iracema do Oeste


Iracema do Oeste - Paraná



Iracema do Oeste faz parte do estado do Paraná. A população avaliada em 2010 é de 2.951 habitantes.

Iracem do Oeste tem 19 anos de existência como município, emancipado políticamente e administrativamente e caminhando rumo ao progresso e desenvolvimento.

Mas nossa história não começa aqui, ela tem início há muito mais tempo. É por volta dos anos 50 que nasceu Iracema do Oeste e tudo começou com a colonização e a chegada das primeiras famílias neste local, vindo em busca da terra fértil e abençoada por Deus.

História da cidade de IRACEMA DO OESTE - PARANá

Etimologia. Iracema Nome pessoal feminino. Criação de José de Alencar quando deu nome à personagem título de seu romance Iracema. Origina-se do guarani, "Ira"...mel + "tembe"... lábios: lábios de mel. "Tembe" na composição altera-se para "ceme", como a palavra "ceme-yba". Mel em Guarani é "ier", em Tupi é "ira". José de Alencar tirou Iracema de América e depois tentou justificar um étimo Tupi. (AN, OB, TS).

do Contração da preposição de (posse), com o artigo masculino o.

Oeste Origina-se do anglo-saxão west, pelo francês ouest, que designa ponto cardeal à esquerda do observador, voltado para o norte; ponto de esfera celeste localizado ao lado do ocaso dos astros. (ABHF).

Origem Histórica. Em 1952, chegou ao núcleo o sr. Juvenal Henrique Correia, trazendo consigo sua família e a de seu sogro, sr. Antônio Teodorico da Silva, que era conhecido por Caboclo. Nesta mesma época, chegaram as famílias Furlan, Correia, Pedro Pimenta e Terim. Foi o começo de tudo. O nome da localidade foi sugerido, em 1964, pelo colonizador do primeiro loteamento da vila, sr. Paulo Tricário, em homenagem a sua filha Iracema.

O primeiro comerciante do povoado foi o sr. José Carnelóis e a primeira professora foi Dona Aparecida Carnelóis, carinhosamente chamada de Dona Nega. Com a denominação de Iracema, através da Lei n.º 42, de 26 de novembro de 1973, o povoado foi elevado à categoria de Distrito Administrativo, com território pertencente ao município de Formosa do Oeste.

Pela Lei n.º 9.310, de 04 de julho de 1990, foi criado o município de Iracema do Oeste. A instalação oficial ocorreu no dia 1º de janeiro de 1993, sendo empossado como primeiro prefeito municipal eleito, o sr. Dirceu Celestino Machado.

Fonte: SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA - PARANá GENTE

Autor do Histórico: JOSé NICOLETTI

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Iracema do Oeste: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Iracema do Oeste? Então deixe seu comentário!


Comentários (2)

  1. Leo Santos's avatarLeo Santos

    Tenhos primos sempre vou na férias.

    #2 – 26/08/2017 - 02:09

  2. maria de fatima macedo's avatarmaria de fatima macedo

    eu,ja morei ai quando tinha 16 anos.Atualmente moro em jau sp

    #1 – 12/08/2016 - 21:52

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: