Início » Paraná » Guamiranga


Guamiranga - Paraná



Guamiranga faz parte do estado do Paraná. A população avaliada em 2004 era de 7.655 habitantes.

Guamiranga é vocábulo indígena que, segundo Silveira Bueno, significa enseada vermelha. Da língua tupi guá: enseada, baía; e piranga: vermelha. Teodoro Sampaio traduz como folha vermelha ou lobo vermelho. De goá: folha ou guará: lobo; e piranga: vermelho. Guamiranga está localizada na região centro-sul do Paraná, possui 7140 habitantes, sendo que a maioria vive em área rural. Foi colonizada em 1860, e o primeiro local de fixação da população foi nos pontos de passagem obrigatórios dos tropeiros. Mais tarde, trinta anos depois, entre 1890 a 1910, chegaram os imigrantes poloneses, italianos e alemães que lá se instalaram e contribuíram para o desenvolvimento do local. Antes de Guamiranga ser elevada à categoria de cidade em 1997, recebia a denominação de Monjolinho, depois quando passou a ser distrito de Imbituva sua denominação era Natal e finalmente em 1943 passou a ser chamada de Guamiranga. Esse nome tem origem na língua tupi-guarani e significa “árvores de pequenas folhas de cor vermelha”. Por possuir a maior parte da população na área rural, a economia do município é caracterizada principalmente pelo setor agrícola e depois pelo industrial. Destacam-se ainda como opções de fonte de renda da população o artesanato e a vinicultura. O setor agrícola conta com a produção de fumo, soja, feijão e milho. A pecuária conta com a criação de gado, gado leiteiro, suínos e aves. O setor industrial é representado principalmente pelas olarias.

Seu aspecto de cidade interiorana e a presença de uma rica diversidade natural e um povo hospitaleiro e alegre; fazem de Guamiranga um local especial. Com um grande número de atrativos naturais e locais favoráveis ao desenvolvimento do turismo rural o local apresenta grande potencial a ser explorado.

História da cidade de Município criado pela Lei Estadual de nº 11.203 de 16/11/95 e instalado em 01/01/97. Foi desmembrado de Imbituva de onde era sede de distrito.

Foi colonizada por volta de 1860, sendo que os primeiros moradores fixaram residência em água Branca e Barreiro, pontos de passagem obrigatórios dos tropeiros. Entre 1890 e 1910, chegaram os imigrantes poloneses, italianos e alemães. A sua primeira denominação foi Monjolinho, esta denominação segundo alguns moradores mais antigos provem de três monjolos que existiam na localidade. Mais tarde foi elevado a Distrito do município de Imbituva passando a se chamar Natal. Em 1943, pelo Decreto Lei n.º 199 de 30/12/1943 passou a nova denominação de Guamiranga, que permanece até hoje, tornando-se município em 16/11/1995 pela Lei Estadual de nº 11.203/95, com sua instalação oficial ocorrendo em 01/01/1997.Possui muitas riquezas naturais em seu território, destacando-se o Salto do Bocó, do Rio Lajeadão, o Salto Grande do Rio dos Patos, o Salto Nova Boa Vista, do Rio água Podre, além de outros pontos turísticos. O município possui também algumas grutas que foram utilizadas pelos Jesuítas.

Fonte: Prefeitura Municipal de Guamiranga

Autor do Histórico: ANTôNIO ZUBER NETO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Guamiranga: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Guamiranga? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: