Início » Paraná » Grandes Rios


Grandes Rios - Paraná



Grandes Rios faz parte do estado do Paraná.

Muito tempo antes que o primeiro colonizador de sangue europeu derrubasse a mata e se pusesse a plantar, por estas terras andavam povos indígenas das mais diversas nações, senhores absolutos de matas, rios e serras destas paragens. O território do atual município de Grandes Rios foi largamente movimentado por bandeiras preadoras, que tendo à frente paulistas e vicentinos, desciam o Rio Ivaí destruindo aldeamentos e gentio.[livro 1]

Não muito longe da sede urbana, floresceu a redução jesuítica de San Pablo, que no ano de 1626 foi destruída pelos homens de Antônio Raposo Tavares e Manoel Preto. Estas "reduções" faziam parte de um projeto de catequização dos índios que vagueavam pelo sertão, aldeando-os em arraiais. Nesta época, todo o território que hoje é o Estado do Paraná pertencia à Espanha, que havia fundado a Província del Guayrá, sob jurisdição paraguaia.[livro 1]

História da cidade de Grandes Rios

As afamadas terras em que se acham localizado o município de Grande Rios, pertencia a gleba I, Quinhão VIII da fazenda Ribeiro Bonito Registrada sob escritura Pública pelos senhores José Manoel Fernandes e Guilherme Xavier de Miranda na comarca de Tibagi em 12 de maio de 1856, posteriormente em 26 de agosto de 1892, os herdeiros requereram a divisão judicial da fazenda, cabendo a Manoel Caetano Martins e outros o quinhão VIII da fazenda Ribeirão Bonito, que foi adquirida mais tarde pelo senhor Roque de Cunto e sua mulher dona Teresa Longo, cuja escritura publica, Foi lavrada na comarca de Tibagi a 23 de julho de 1923.

Finalmente em 30 de julho de 1951 as terras férteis em referência foram adquiridas pelo Sr. Olympio Nogueira Monteiro e sua mulher Irene do Nascimento Monteiro, que para lotea-las e colonizá-las organizaram a imobiliária Cidade de Grandes Rios, que logrou com grande êxito, dando um grande crescimento num rítimo fora do comum a bela e futurosa cidade.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Grandes Rios, pela lei estadual 5161, de 21-06-1965, subordinado ao município de Candido Abreu.

Elevado à categoria de município com a denominação de Grandes Rios, pela lei estadual nº 5514, de 11-02-1967, desmembrado de Cândido de Abreu. Sede no atual distrito de Grandes Rios. Constituído do distrito sede. Instalado em 14-03-1967.

Pela lei estadual nº 5617, de 21-08-1967, é criado o distrito de Ribeirão Bonito e anexado ao município de Grandes Rios.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 2 distritos: Candido Abreu e Ribeirão Bonito.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Pela lei estadual nº 7106, de 17-11-1979, é criado o distrito de Rosário com terras desmembradas do distrito de Rio Branco e anexado ao município Grandes Rios.

Pela lei estadual nº 8399, de 30-10-1986, desmembra do município de Grandes Rios o distrito de Rosário. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Grandes Rios: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Grandes Rios? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: