Início » Paraná » Formosa do Oeste


Formosa do Oeste - Paraná



Formosa do Oeste faz parte do estado do Paraná. A população avaliada em 2010 é de 8.755 habitantes.

O município de Formosa do oeste foi fundado pela colonizadora Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná - SINOP,seu desbravamento deu se por volta de 1957 com a chegada dos primeiros moradores sendo num primeiro momento a familia Pareja vindas do interior de são paulo e das familias serra e gargantine,tendo a escritura pública lavrada em 26 de março de 1960. O nome originou-se de uma moradora ilustre da região e que até então era denominada Gleba Rio Verde, ela achou suas densas matas e a terra fértil uma "formosura". Daí então, a partir daquela data surgiu o nome Formosa do Oeste. Uma das riquezas naturais é mantida até hoje com o nome de Recanto Apertados - no rio Piquiri. Criada através da Lei Estadual n° 4382 de 10 de junho de 1961, foi instalado oficialmente em 8 de dezembro de 1961 sendo desmembrado de Cascavel. Formosa do Oeste é um Municipio Comarca que representa alem da Sede outros tres municipios sendo Nova Aurora, Iracema do Oeste e Jesuítas abrangendo uma população dentro de sua comarca de aproximadamente 33 mil habitantes é um dos Municipios pioneiros dessa Regiao Formosa do oeste emancipou -se no governo goulart junto com moreira sales e alguns outros municipios da região ,o referido Municipio possuem uma particularidade muito grande com o municipio de Ubiratã por ter sido ambos colonizado pela SINOP.

Rio Piquiri, Rio Verde, Rio Jesuitas Rio Hong Kong ,Rio Arara, Rio Agua das Abelhas e Agua bandeirantes.

História da cidade de FORMOSA DO OESTE - PARANá

Etimologia. Formosa Adjetivo feminino. Origina-se do latim formosus... de bela aparência, bonita. (AGC).

do Contração da preposição de (posse), com o artigo masculino o.

Oeste Origina-se do anglo-saxão west, pelo francês ouest, que designa ponto cardeal à esquerda do observador, voltado para o norte; ponto de esfera celeste localizado ao lado do ocaso dos astros. (ABHF).

Origem Histórica. Em 1958, o desbravador de sertões ênio Pipino, diretor da Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná Ltda, lançou os fundamentos para a colonização de Formosa do Oeste.

A denominação Formosa advém de uma declaração da Srª. Nilza Pipino, esposa do Sr. ênio Pipino, ao admirar-se da formosura expressa na imponência e densidade das matas e fertilidade da terra. A Srª. Nilza Pipino, que deu o nome à cidade, faleceu em acidente aéreo na cidade de Maringá, na década de oitenta.

Os primeiros moradores do patrimônio foram Dario Moreira Castilho, João Maçaneiro, Miguel Stalte, Ozias Messias e Euclides Vieira Garcia. Para facilidade de ligação entre Formosa e o município de Goio-Erê, o pioneiro Euclides Garcia construiu uma balsa no Rio Piquiri. Formosa foi se desenvolvendo, principalmente, em função da fertilidade de seu solo, próprio para o cultivo do café.

Em 06 de janeiro de 1961, pela Lei n.º 4.311, o núcleo Formosa foi elevado à categoria de Distrito Administrativo, com território pertencente ao município de Cascavel. Pela Lei n.º 4.382, de 10 de junho de 1961, foi criado o município de Formosa. A instalação oficial ocorreu no dia 08 de dezembro de 1961, sendo primeiro prefeito municipal o sr. Ataliba L. Chateaubriand. A Lei n.º 6.956, de 18 de novembro de 1977, alterou a denominação do município para Formosa do Oeste.

Fonte: SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA - PARANá GENTE

Autor do Histórico: JOSé NICOLETTI

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Formosa do Oeste: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Formosa do Oeste? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. João Pallú's avatarJoão Pallú

    Fiz parte da colonização de Formosa do Oeste.

    Hoje se desenvolveu muito .

    Parabéns a administração de nossa cidade.

    #1 – 07/04/2016 - 22:56

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: