Início » Paraná » Figueira


Figueira - Paraná



Figueira faz parte do estado do Paraná. Encontra-se a uma latitude 23º50′57" sul e a uma longitude 50º24′11" oeste, estando a uma altitude de 620 metros. A população de figueira é de 8.293 habitantes de acordo com o censo 2010. A estimativa de domicílios em figueira é de 2.755 também de acordo com o censo 2010.

De origem geográfica, constituindo-se em referência à árvore do gênero "ficus", popularmente conhecida por figueira. Esta denominação deve-se a enorme figueira encontrada pelos pioneiros ao tempo das primeiras incursões à região, sob a sombra da qual, descansavam.

Os fundamentos históricos do lugar estão invariavelmente ligados aos de Curiúva. A região se beneficiou da estrada, antes rudimentar "picada na mata", que ligava a Colônia Militar, fundada em 1851, por determinação do imperador Dom Pedro II, até Curitiba.

História da cidade de FIGUEIRA-PR

Os primeiros habitantes chegaram em Figueira por volta de 1922. Eram garimpeiros atraídos pela fama de existência de ouro dos diamanteas de Tibagi e acabaram ficando nas proximidades dos Rios do Peixe e Figueirinha. Iniciaram pequenas plantações em 1926, surgiu um pequeno povoado com o nome de Fiqueira, cuja a origem provem de uma arvore muito abundante na região.

Esse pequeno povoado tornou-se o centro das atenções por terem sido encontrados muitos diamanteas na região. Como não existia nenhuma coibição legal, os primeiros exploravam os diamanteas e faziam suas próprias leis. Muitos morreram assassinados para serem roubados.

Os primeiros habitantes eram os chamados nortistas: baianos, alagoanos, pernambucanos, sergipanos, etc....A primeira grande pedra de diamante foi encontrada pelo senhor Elias Lacerda, que conseguiu vende-la por um bom preço.

Em 20 de janeiro de 1949, Figueira passou a pertencer a Curiúva, com a instalação do Distrito Judiciário. Em 6 de agosto de 1979, Figueira foi elevada a categoria de Distrito Administrativo de Curiúva, o primeiro passo para a Emancipação politica do município idealizado pelo, então Prefeito de Curiúva, Geraldo Garcia Molina.

O projeto de criação do municipio de Figueira, foi apresentado e defendido na assembléia Legislativa do Estado do Paraná, pelo Dep. Gabriel Manoel, aprovado e sancionado pelo governador Ney Braga, através da Lei n°7.570, de 20 de abril de 1982.

A primeira eleição foi realizada em 15 de novembro de 1982, na qual concorreram os candidatos a prefeito José Garcia Molina, Jaime Moreira Ramos, José Amaro e Geraldo Garcia Molina, que foi eleito o primeiro prefeito de Figueira.

A instalação do municipio foi realizada no dia 1° de fevereiro de 1983, com a presença do Juiz eleitoral, Dr. Emanuel Silveira Moura, que deu posse ao prefeito, ao vice e aos vereadores.

Fonte: Prefeitura Municipal de Figueira-PR

Autor do Histórico: SIRVAL INACIO DA SILVA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Figueira: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Figueira? Então deixe seu comentário!


Comentários (2)

  1. Marineis Miranda. De Lima's avatarMarineis Miranda. De Lima

    Interessante ver a historia na nossa cidade Natal ,ainda tem muitas pessoas como dona Negrinha e seu Ze Sanches. Que era da rpoca .parabens pela materia

    #2 – 12/11/2017 - 18:10

  2. Mercimery Lucia Grilo's avatarMercimery Lucia Grilo

    EU CONHECI FIGUEIRA AINDA MENINA E A ULTIMA VEZ QUE LA ESTIVE TINHA 18 ANOS (HOJE 68), QUANDO MENINA IA MUITO A CASA DE MEUS AVOS GENEROSO PEDRO E VÓ MARIA FREITAS, LA RESIDIAM TAMBEM UM DOS PIONEIROS MEU TIO JOSE PEDRO GENEROSO, MINHA TIA SEBASTINA, CONHECIDA COMO TIA FIINHA E A FAMILIA. HOJE FALECIDOS . MEU PAI AJUDOU A DERRUBAR MATO AI QUANDO EU TINHA 4 ANOS DE IDADE ELE TRABALHAVA PARA A FAMILIA NEGRERO DE ENGENHEIRO BELTRÃO.

    AS LEMBRANÇAS SÃO MUITAS

    #1 – 19/05/2017 - 20:20

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: