Início » Paraná » Fernandes Pinheiro


Fernandes Pinheiro - Paraná



Fernandes Pinheiro faz parte do estado do Paraná.

Criado através da Lei Estadual nº 11266, de 21 de dezembro de 1995, foi desmembrado do município de Teixeira Soares.

Fernandes Pinheiro surgiu através do desmembramento de Teixeira Soares, mas antes de tudo isso existia um grande centro economico na cidade, que se deve a passagem do trem, zona portuária da regiao.Como todas as cidades vizinhas, Fernandes Pinheiro perdeu sua população pela falta de investimentos, e pelo surgimento das rodovias, pois o que fazia o município cada vez melhor em sua economia era a rede ferroviaria.

História da cidade de A denominação Fernandes Pinheiro originou-se do nome dado à Estação Ferroviária, em homenagem a um dos diretores da Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande do Sul, engenheiro Antonio Augusto Fernandes Pinheiro. Seu primeiro nome foi Imbituvinha. Era parada de tropeiros que vinham do Sul. Há registros de que em 1899, a povoação foi elevada a distrito policial do Município de Santo Antonio de Imbituva, passando, em 1907, a integrar o município de Irati. Durante a construção da Estrada de Ferro, o povoado passou a pertencer à cidade Imbituva, à qual era ligada por estrada de rodagem. Em 1917, passou a integrar o município de Teixeira Soares, ano em que este se emancipou de Entre Rios. Nessa época, a Estação de Fernandes Pinheiro era importante centro comercial e industrial, de onde partiam deligências para Imbituva, Prudentópolis e Guarapuava, provenientes da Capital do Estado. De pesquisa realizada com antigos moradores, constata-se que, em Fernandes Pinheiro, havia grandes serrarias, posto de gasolina, banco, açougues, ferraria, padaria, sapataria, hotés, pensão, clubes, cinemas e outra diversões, alfaiataria e costureiras, cartório, fábrica de café, moinho de milho, correio, luz elétrica, telefone, casas comerciais, sorveterias, barbearia, escola, igrejas, médico e dentista. Em 10 de Dezembro de 1995, realizou-se em Fernandes Pinheiro, o plebiscito para emancipação, vindo a ser criado o Município de Fernandes Pinheiro. Este trabalho foi realizado através de reuniões em comunidades do interior e sede, com a particpação de políticos, pessoas influentes e que conheciam a realidade local. Foi publicada em Diário Oficial em 28 de Dezembro de 1995, Lei Estadual nº 11.266, de 21 de Dezembro de 1995. A primeira eleição do município de Fernandes Pinheiro aconteceu em 03 de Outubro de 1996, elegendo seu primeiro Prefeito e Vereadores.

Fonte: Prefeitura Municipal de Fernandes Pinheiro http://www.fernandespinheiro.pr.gov.br/

Autor do Histórico: ANTôNIO ZUBER NETO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Fernandes Pinheiro: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Fernandes Pinheiro? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: