Início » Paraná » Espigão Alto do Iguaçu


Espigão Alto do Iguaçu - Paraná



Espigão Alto do Iguaçu faz parte do estado do Paraná. A população avaliada em 2004 era de 5.078 habitantes.

Com a revolução em 1894, comandada pelo então denominado "Juca Tigre" assim conhecido na região, derivou várias situações e nomes de determinadas regiões que ainda se encontram vivas não só na lembrança, mas também na atualidade, como: Rio União onde as duas Tropas se uniram; Rio Despedida onde as tropas se despediram; Rio do Tigre onde as tropas se encontraram e mataram tigres. Prosseguindo a marcha, avistaram uma bela vista, lugar alto onde denominaram de Boa Vista; dando continuidade a marcha avistaram um local onde a visão alcançava uma vasta região denominando a mesma de Espigão Alto, que com a emancipação política passou a denominar-se Espigão Alto do Iguaçu. Criado pela Lei Estadual n.º 10737 de 18.04.94, e instalado em 1 de janeiro de 1997, desmembrando-se de Quedas do Iguaçu é um dos mais novos Município do Estado do Paraná.

História da cidade de Espigão Alto do Iguaçu

Com a revolução em 1894, comandada pelo ´Juca Tigre´ assim conhecido em nossa região, derivou várias situações e nomes de determinadas regiões que ainda se encontram vivas não só na lembranças, mas também na atualidade, como: Rio União onde as duas tropas se unirão; Rio Despedida onde as tropas se despediram; Rio do Tigre onde as tropas se encontraram e mataram tigres. Prosseguindo a marcha, avistaram uma bela vista, lugar alto onde dominaram de Boa Vista; dando continuidade a marcha avistaram um local onde a visão alcançava uma vasta região denominando a mesma de Espigão Alto, que com a emancipação política passou a denominar-se Espigão Alto do Iguaçu.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Espigão Alto, pela lei municipal nº 19, de 31-12-1953, subordinado ao município de Laranjeiras do Sul.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Espigão Alto, figura no município de Laranjeiras do Sul.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1963.

Pela lei estadual nº 5668, de 18-10-1967, o distrito de Espigão alto, foi transferido do município de Laranjeiras do Sul, para constituir o novo município de Campo Mourão.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o distrito de Espigão Alto, figura no município de Campo Mourão.

Pela lei estadual nº 6126, de 14-07-1970, o município de Campo Mourão tomou a denominação de Quedas do Iguaçu.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1971, o distrito de Espigão Alto, figura no município Quedas do Iguaçu (ex-Campo Mourão).

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993.

Elevado à categoria de município com a denominação de Espigão Alto do Iguaçu, pela lei estadual nº 10737, de 18-04-1994, desmembrado de Quedas do Iguaçu. Sede no atual distrito de Espigão Alto do Iguaçu (ex- Espigão Alto). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Transferência distrital

Pela lei estadual nº 5668, de 18-10-1967, transfere o distrito de Espigão alto do município de Laranjeiras do Sul para Campo Mourão.

Alteração toponímica distrital

Espigão alto para Espigão Alto do Iguaçu, alterado pela lei estadual nº 10737, de 18-04-1994.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Espigão Alto do Iguaçu: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Espigão Alto do Iguaçu? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: