Início » Paraná » Esperança Nova


Esperança Nova - Paraná



Esperança Nova faz parte do estado do Paraná. Sua população estimada pelo IBGE em 2010 era de 1.970 habitantes, localizado no noroeste do Estado do Paraná, com a área de unidade territorial de 138,56 Km².

A região começou a ser explorada em 1896, por uma colônia de aproximadamente 250 ingleses, que tinham acabado de chegar no estado do Paraná. Em 1898,deixaram a região por que não tinham obtido muito lucro com o gado e plantações. Em 1912 uma tropa vinda do sul do Estado,colonizou Nova Esperança,que nessa época recebeu o nome de Niova Terra.Os Tropeiros também deixaram a região pelo mesmo motivo que ingleses, por não terem obtido lucro com as terras,fazendas e sítios.

O Município de Esperança Nova está localizado na Região Noroeste do Paraná, microrregião 11, Associação dos Municípios AMERIOS. Tendo como limites: Norte: Xambrê, Sul: São Jorge do Patrocínio, Leste: Alto Paraíso e Oeste: Pérola.

História da cidade de O Município de Esperança Nova está localizado na Região Noroeste do Paraná, microrregião 11, Associação dos Municípios AMERIOS. Tendo como limites: Norte: Xambrê, Sul: São Jorge do Patrocínio, Leste: Alto Paraíso e Oeste: Pérola.

Em 1.960, a área onde está localizado o Município de Esperança Nova era coberta de mata fechada, que atraiu os colonizadores pela diversidade de madeira e solo fértil. Estes pioneiros foram: Manuel Alvino de Oliveira Filho, Napoleão Geraldo Teixeira, Valdemar Miranda, Ivo Lugli e Arlindo Rocha Ribeiro, dentre outros.

O distrito de Boa Esperança foi oficialmente criado no ano de 1.960.

Mas, somente em 28 de maio de 1.995, foi realizado Plebiscito, quando a população decidiu pela criação do Município de Esperança Nova, resultado esse homologado pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Somente em 21 de dezembro de 1.995 de acordo com Lei nº 11.259, criou-se o Município de Esperança Nova, desmembrado de Pérola. Mas a instalação Oficial deu-se em 01 de janeiro de 1.997. O nome do Município de Esperança Nova, foi escolhido pelo Padre Antônio Antunes dos Santos que é um marco na história deste povo e desta cidade que hoje é chamada de Esperança Nova:

Esperança quer dizer povo cheio de Esperança, de fé, de coragem de lutar seguindo sempre em frente, nunca parar.

Nova quer dizer: novas forças novas idéias novos conceitos, novas formas de fraternidade e visão do futuro: Quem nasce em Esperança Nova é chamado de Esperançanovence.

Fonte: Prefeitura Municipal de Esperança Nova

Autor do Histórico: SEBASTIãO APARECIDO DE AZEVEDO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Esperança Nova: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Esperança Nova? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: