Início » Paraná » Engenheiro Beltrão


Engenheiro Beltrão - Paraná



Engenheiro Beltrão faz parte do estado do Paraná.

A fase de povoamento da região foi iniciada em 1930, sendo que de 1912 até aquela data, o sertão não recebeu nenhum influxo ou plano colonizador. O desenvolvimento só se deu após 1932, quando grande número de colonizadores, acompanhados de suas respectivas famílias, construíram seus ranchos, iniciaram pequenas lavouras e a criação de suínos.

As férteis terras, propícias ao plantio do café e cereais, integraram a região ao fluxo colonizador responsável pelo surgimento do patrimônio.

História da cidade de Engenheiro Beltrão Paraná - PR

Localizado à margem esquerda do Rio Ivaí, o município de Engenheiro Beltrão está localizado na região central do Paraná, ligeiramente deslocada para o noroeste. Possui uma área de 467,257 km,. encontra-se a uma latitude de 23°47′49" sul e uma longitude de 52°16′08" oeste, estando a uma altitude de 520 metros acima do nível do mar. O município está a 55 km de Maringá, 450 km de Curitiba e a 350 km de Foz do Iguaçu.

O atual Município de Engenheiro Beltrão teve seu desbravamento, colonização e surto de progresso econômico e demográfico à iniciativa da Sociedade Técnica e Colonizadora Engenheiro Beltrão Ltda.

Aquela Colonizadora, nos anos anteriores a 1950, adquiriu vasta área de Terras situada na região Leste do Município de Peabiru e Nordeste do de Campo Mourão compreendida entre os Rios Mourão e Ivaí.

Cortadas as terras pertencentes à Colonizadora, pela rodovia que liga Campo Mourão à Maringá, esta fundou, no eixo da estrada, um povoado que recebeu a denominação de Engenheiro Beltrão, topônimo que foi uma homenagem ao diretor daquela organização, Francisco Gutierrez Beltrão.

A colonização das terras foi feita com técnica apurada, proporcionando o surgimento de várias fazendas de plantação de café, entrando o Patrimônio, desde logo, no mais franco progresso.

Em 1951, o núcleo foi elevado à categoria de Distrito Administrativo e, em 1954, a Município.

Gentílico: beltrandense ou engenheiro-beltrense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Engenheiro Beltrão, pela lei estadual n.º 790, de 14-11-1951, quando pertencia ao município de Campo Mourão. Em 14/12/1951 é criado o município de Peabiru, com a área desmembrada de Campo Mourão, passando o distrito de Engenheiro Beltrão à pertencer ao município de Peabiru.

Elevado à categoria de município com a denominação de Engenheiro Beltrão, pela lei estadual n.º 253, de 26-11-1954, desmembrado de Peabiru. As primeiras eleições foram realizadas em 3 de Outubro daquele mesmo ano, sendo constituídos os Poderes Executivo e Legislativo municipais.

Doze prefeitos já foram empossados, até 2008, para gerir os destinos do município. O primeiro foi Joaquim Antonio Bueno e na ordem cronológica assumiram ainda: Jordão Felício, João Cavalcante Menezes, Joaquim Viana Pereira Filho, Sidney Polato, Anésio José da Rosa, José Orlando Romeira, José Dalpont, Euclides Saquetti e em 2004 assumiu José Dalpont. Além de José Dalpont, João Cavalcante Menezes e Sidney Polato também cumpriram dois mandatos.

Pela lei municipal n.º 12, de 24-04-1955, é criado o distrito de Jussara e anexado ao município de Engenheiro Beltrão.

Em divisão territorial datada de 01-07-1955, o município é constituído de 2 distritos: Engenheiro Beltrão e Jussara.

Pela lei estadual n.º 2411, de 13-07-1955, desmembra do município de Engenheiro Beltrão o distrito de Jussara. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual n.º 4668, de 31-12-1962, é criado o distrito de Sertãozinho e anexado ao município de Engenheiro Beltrão.

Pela lei estadual n.º 5861, de 31-10-1968, é criado o distrito de Sussuí e anexado ao município de Engenheiro Beltrão.

Pela lei estadual n.º 5862, de 31-10-1968, é criado o distrito de Triângulo e anexado ao município de Engenheiro Beltrão.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 4 distritos: Engenheiro Beltrão, Sertãozinho, Sussuí e Triângulo.

Pela lei.............n.º.............., de ................, é criado o distrito de Figueira do Oeste e anexado ao município de Engenheiro Beltrão.

Pela lei ...............n.º ............, de ............., é criado o distrito de Ivailândia e anexado ao município de Engenheiro Beltrão.

Em divisão territorial datada de 14-V-2001, o município é constituído de 6 distritos: Engenheiro Beltrão, Figueira do Oeste, Ivailândia, Sertãozinho, Sussuí e Triângulo.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Engenheiro Beltrão: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Engenheiro Beltrão? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: