Início » Paraná » Diamante do Sul


Diamante do Sul - Paraná



Diamante do Sul faz parte do estado do Paraná.

Sua população estimada em 2010 era de 3.510 habitantes.

Etimologia. Diamante O termo "Diamante" vem do latim tardio "adamas"... o indomável, ou ainda "daemos"...o tentador. do - Contração da preposição "de" (posse), com o artigo masculino "o". Sul vem do anglo-saxônico "suth", através do francês "sud", significando ponto cardeal que se opõe ao norte, designando ainda região situada ao sul. Origem Histórica. Em 1924 chega à região o gaúcho José Joaquim do Amaral, trazendo consigo toda sua família e o que julgava necessário para iniciar uma vida nova. A denominação origina-se da notícia de terem sido encontrados diamantes, em um rio próximo à localidade. Iniciou-se então o primeiro núcleo populacional, e o primeiro comerciante, foi o sr. Olegário Machado de Oliveira, que era agricultor em Candói. Em 1950, Olegário Machado vendeu seu estabelecimento comercial para Luiz Silva. A Companhia Brasileira de Imigração e Colonização adquiriu extensa área de terras nesta região, dentre elas, a do pioneiro José Joaquim do Amaral. Com o passar dos anos, resolveu a companhia colonizadora demarcar sua área. Diamante do Sul acompanhou o ciclo desenvolvimentista da soja, cresceu e se fortaleceu econômica e socialmente. Pela Lei n.º 4.394, de 31 de janeiro de 1967, o povoado foi elevado a nível de Distrito com a denominação de Diamante. No dia 11 de julho de 1990, através da Lei n.º 9.316, foi criado o município com denominaçãode Diamante do Sul. O território foi desmembrado do município de Guaraniaçu. A instalação deu-se a 1º de janeiro de 1993.

História da cidade de DIAMANTE DO SUL (1990)

As primeiras movimentações, no território do atual Município de Diamante do Sul, deram-se ao tempo do ciclo ervateiro, quando empresas de capital Argentino dominavam o mercado de erva-mate na região. Em 1924 chega a primeira família e em 1949 começa a ser povoada por imigrantes em sua maioria italianos, vindos do sul. A principal atividade era a criação de suínos e, posteriormente, a cultura de milho aliada a outras culturas de subsistência. Pela Lei Estadual nº 4.394, de 31 de janeiro de 1967, o povoado foi elevado a categoria no dia 11 de julhode 1990, através da Lei Estadual nº 9.316, foi criado o Município de Diamante. O território foi desmembrado do município de Guaraniaçu, a instalação ofocial deu-se no dia 01 de janeiro de 1993.

Distrito: Sede

Fonte: UNIOESTE

Autor do Histórico: UZIAS MARCELINO DA SILVA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Diamante do Sul: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Diamante do Sul? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: