Início » Paraná » Corbélia


Corbélia - Paraná



Corbélia faz parte do estado do Paraná. Encontra-se a uma latitude 24º47′56" sul e a uma longitude 53º18′24" oeste, estando a uma altitude de 895 metros. A população avaliada em 2004 era de 15.428 habitantes. Possui uma área de 529,39km².

Segundo os históricos os primeiros habitantes desta terra foram os Índios Caingangues, visto que foram encontradas peças fósseis e instrumentos de uso pessoal, as margens do Rio Piquiri, que comprovou a existência dos mesmos. Segundo o vídeo produzido na década de 60 pelo Jornal Flamma de Curitiba, Corbélia foi criada inicialmente como centro de distribuição e de abastecimento da região e por possuir terras onde tudo o que se planta colhe, seu clima agradável e por possuir muita madeira, atraiu os cafeicultores e madeireiros que se instalaram no local. Conforme reportagem da revista Catedral de Dezembro de 2000, a colonização de Corbélia foi iniciada na década de 50 e em 1953, o idealizador do município, o senhor Armando Zanato, penetrava sertão adentro e determinava dentro da mata virgem o local da futura cidade. Através da sociedade formada pelos senhores Armando Zanato, Homero Baú e João Fridolino Dillemburg, no dia 13 de Agosto de 1953, nascia a cidade de Corbélia. Através de iniciativa do senhor Armando Zanato, foi proposto como padroeiro do município São Judas Tadeu e através do voto dos primeiros habitantes, efetivamente elegeram o santo como o padroeiro. Pelo projeto que resultou na Lei 5 de Abril de 1972, de autoria do vereador José Rubin, ficou estabelecido feriado municipal no dia 28 de Outubro, dia de São Judas Tadeu.

A expansão econômica pretendida pelo governo do estado foi instituída a Fundação Paranaense de Colonização e Imigração, a qual demarcou estas áreas abrindo estradas para dar acesso aos pioneiros que viam para esta região, dando um futuro promissor às suas famílias. Fiscal geral da Fundação Paranaense de Colonização e Imigração, Aldino Formighieri chegou à região de Corbélia em 1949, para logo em seguida, por volta de 1953, trazer o colonizador Armando Zanato, e este trazendo as famílias de João Fridolino Dillemburg, Homero Baú e Francisco Mânica, passando a desmatar áreas para a formação de lavouras e abrir as primeiras estradas a partir das margens dos córregos Rancho Mundo e Arroio dos Porcos e do rio Sapucaia, onde plantaram as primeiras moradias.

História da cidade de Corbélia

O efetivo povoamento do município de Corbélia é fruto de muito sacrifício dos iniciais desbravadores do lugar. Os pioneiros vieram dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, via cidade de Pato Branco.

No início a tomada da terra foi tranquila, em função de serem devolutas, configurando-se o estado de "posse". Preocuparam-se os colonos dos núcleos Colônia Nova, São Pedro, Esperança e São João em explorarem a imensa mata de araucária que existia no território do atual município.

Foi justamente nesta conjuntura que foi se intensificando o fluxo migratório para a região. Esta ação de tomada da terra preocupou o Estado, que por sua vez procurou legalizar a situação dos muitos posseiros da região. Foi acionada a Fundação Paranaense de Colonização e Imigração, que efetuou vistorias nas terras ocupadas a fim de legalizá-las, à frente deste trabalho esteve Joaquim F. do Amaral Filho.

Em 1953 formou-se um povoado às margens da estrada que liga Cascavel à região Norte do Estado. Seu idealizador foi Armando Zanatto, descendente de italianos, que, acatando sugestão, deu o nome de Corbélia à nascente povoação. Dentre os inúmeros pioneiros, citamos os nomes de João Fridolino Dillemburg, Omero Baú e Francisco Mânica.

O desenvolvimento econômico e administrativo do lugar só foi possível graças à perseverança de seus colonizadores. Se foram difíceis e incertos os primeiros tempos, o lavrador, depois da intervenção do Estado, que legalizou títulos, ficou amparado por documentos. E desta forma não foi difícil a abertura do que restava de mata, pois iriam trabalhar no que realmente era seu, e foi o que ocorreu.

Em 09 de outubro de 1957, a Lei nº 3.356 criava o Distrito Administrativo de Corbélia, com território pertencente ao município de Cascavel, sendo que em 10 de junho de 1961, pela Lei Estadual nº 4.382, Corbélia tornava-se município emancipado. O território foi desmembrado do município de Cascavel e a instalação oficial deu-se em 08 de dezembro de 1961. O primeiro prefeito municipal foi o senhor Júlio Tozzo.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Autor do Histórico: UZIAS MARCELINO DA SILVA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Corbélia: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Corbélia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: