Início » Paraná » Carlópolis


Carlópolis - Paraná



Carlópolis faz parte do estado do Paraná.

A frente pioneira que colonizou a região da mesopotâmia rios Cinzas e Itararé, se deu nos núcleos da Colônia Mineira (1862), Tomazina (1865), Santo Antonio da Platina (1866) e São José da Boa Vista (1867). Porém em 1853, época da elevação do Paraná à categoria de Província, despontava a povoação de São José do Cristianismo às margens do Rio Itararé. Aos paulistas bastava cruzar o Itararé, que tinham à sua frente matas exuberantes de solo fértil, rios piscosos e caça abundante.

Em 1880 a família de Joaquim da Costa Lemes, cortou o território do atual município de Carlópolis para ir ajudar a fundar Santo Antonio da Platina, o que se repetiu outras vezes com muitas famílias, das quais algumas optaram pela fixação na região da futura Carlópolis.

História da cidade de Carlópolis Paraná - PR

Paulistas vindos de São Vicente e Cananéia, em busca do ouro e pedras preciosas, lançam às margens do Rio Itararé, do Rio Paranapamena e de outros importantes cursos de água os fundamentos de povoados que se transformaram em centros urbanos. Carlópolis é um exemplo desse tipo de povoamento.

Até o ano de 1901, o Patrimônio era uma simples Freguesia do antigo Município de São José da Boa Vista, tendo sido elevado à categoria de Distrito Policial, pelo Decreto Estadual nº 290, de 17 de agosto de 1901, com a denominação de Jaboticabal.

No ano de 1907, o Distrito Policial de Jaboticabal apresenta notável progresso, com um comércio bem movimentado e importante parque industrial, destacando-se ferrarias, funilarias, ourivesarias, alambiques de aguardente de cana e diversos outros estabelecimentos industriais. A cultura do café também se constituiu numa das principais atividades econômicas da região.

Em 1907, foi criado o Município de Jaboticabal que, mais tarde, em virtude de resolução da Câmara Municipal, passou a denominar-se Carlópolis em homenagem ao tenente-coronel Carlos Cavalcanti de Albuquerque, na época exercendo o cargo de Presidente do Estado do Paraná.

Pela Lei Estadual nº 1943, de 20 de março de 1920, o governo do Estado, por decisão da Assembléia Legislativa ratificou a denominação de Carlópolis, dada pela Câmara Municipal, em substituição ao seu antigo nome de Jaboticabal.

Gentílico: carlopolense

Formação Administrativa

Distrito Policial pelo Decreto Estadual nº290, de 17/08/1901.

Distrito criado com a denominação de Jaboticabal, pela lei municipal n.º 7, de 15/04/1904, no município de São José da Boa Vista.

Elevado à categoria de município com a denominação de Jaboticabal, por lei estadual n.º 713, de 02-04-1907, desmembrado de São José da Boa Vista. Sede no distrito de Jaboticabal. Constituído do distrito sede. Instalado em 13-07-1907.

Pelo decreto-lei estadual n.º 1943, de 20-03-1920, o município de Jaboticabal passou a denominar-se Carlópolis.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual n.º 4795, de 09-12-1963, é criado o distrito de Nova Brasília do Itararé e anexado ao município de Carlópolis.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: Carlópolis e Nova Brasília do Itararé.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Alteração Toponímica Municipal:

Jaboticabal para Carlópolis alterado, pelo decreto-lei estadual n.º 1943, de 20-03-1920.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Carlópolis: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Carlópolis? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: