Início » Paraná » Capanema


Capanema - Paraná



Capanema faz parte do estado do Paraná.

Encontra-se a uma latitude 25º40′19" sul e a uma longitude 53º48′32" oeste, estando a uma altitude de 368 metros. Possui uma área de 419,43km².

O modo pelo qual foi ocupada a região, deu margem a inúmeros conflitos, pois a ocupação das terras foi levada a efeito sem maiores preocupações com a legitimidade de sua posse e domínio.

História da cidade de Capanema

O primeiro ponto avançado da região ocidental do Paraná, depois da cidade de Palmas, foi o Município de Clevelândia que abrange toda a zona do sudoeste, desde os limites de Palmas, até a divisa internacional do Brasil com a República Argentina.

Foi o espírito aventureiro e desbravador de alguns modernos bandeirantes que deu começo ao povoamento do território da faixa da fronteira, penetrando a mata virgem para colonizar o silvícola e criar núcleos populacionais.

Aos poucos foram surgindo alguns aglomerados humanos, muitos dos quais, graças à fertilidade da terra, ao dinamismo dos seus idealizadores e à abertura de novas vias de comunicação e transporte, progrediam extraordinariamente.

O desbravador pioneiro da região foi Octávio Francisco de Mattos, que depois de haver exercido altas funções públicas em outros Municípios, inclusive a de Prefeito Municipal de Clevelândia, resolveu penetrar o interior do sertão e estabelecer os fundamentos de uma nova povoação. Vencidos os obstáculos, o intrépido bandeirante viu surgir nos lindes da fronteira, um povoado a que se deu a denominação de Capanema.

Sem chegar a ser distrito, a localidade foi elevada à categoria de município em 1951.

A partir de 1952, o desenvolvimento do município foi bastante acentuado; rodovias foram abertas em todas as direções; criaram-se escolas e uma usina termoelétrica foi construída.

A denominação do município constitui homenagem ao eminente geólogo e geógrafo brasileiro, Guilherme Schuch, o Barão de Capanema, e que foi o organizador e primeiro diretor dos telégrafos no Brasil.

Gentílico: capanemense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Capanema, pelo decreto-lei estadual n.º 790, de 14-11-1951, desmembrado de Clevelândia. Sede no atual distrito de Capanema. Constituído do distrito sede. Instalado em 14-12-1952.

Pela lei estadual n.º 2511, de 30-12-1957, é criado so distritos de Amperé e Pérola do Oeste e anexado ao município de Capanema.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Capanema, Amperé e Pérola do Oeste.

Pela lei estadual n.º 4348, de 11-04-1961, desmembra do município de Capanema os distritos de Amperé e Pérola do Oeste. Elevado à categoria de município.

Pela lei municipal n.º 4, de 09-04-1962, é criado os distritos de Centro Novo, Cristo Rei, São Luiz e São Valério e anexado ao município de Capanema.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 5 distritos: Capanema, Centro Novo, Cristo Rei, São Luiz e São Valério.

Pela lei estadual n.º 5581, de 03-07-1967, o distrito de São Valério teve sua denominação simplificada para Valério.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, os distritos de Centro Novo e Valério figura no município de Planalto.

Pela lei estadual n.º 6909, de 02-09-1977, é criado o distrito de Pinheiro e anexado ao município de Capanema.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 4 distritos: Capanema, Cristo Rei, Pinheiro e São Luiz.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Capanema: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Capanema? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: