Início » Paraná » Cantagalo


Cantagalo - Paraná



Cantagalo faz parte do estado do Paraná. Encontra-se a uma latitude 25º22′28" sul e a uma longitude 52º07′35" oeste, estando a uma altitude de 840 metros. A população avaliada em 2004 era de 13.031 habitantes.

Possui uma área de 593,43km².

História da cidade de Cantagalo

A região consolidou-se com o surgimento da Freguesia de Nossa Senhora do Belém de Guarapuava, mais tarde Guarapuava.

Os tropeiros provocavam grande tráfego e faziam suas pousadas em diversos pontos das estradas, sendo que de um pouso surgiu a primeira formação do que hoje é a cidade de Cantagalo. Durante muito tempo o povoado não evoluiu satisfatoriamente, servindo apenas de ponto de parada de viajantes e tropeiros, e o surto desenvolvimentista deu-se de forma lenta e gradual, com a vinda esporádica de novas famílias, principalmente oriundas dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Segundo crença regional, o nome Cantagalo origina-se de antigo pouso de tropeiros, onde, nas frias madrugadas de inverno, se ouvia uníssona cantiga de galo. Outra versão apresentada é que os tropeiros cantarolavam e apreciavam a melodia sertaneja denominada Cantiga de Galo.

Gentílico:

Formação Administrativa

Em 14 de novembro de 1951, pela Lei Estadual nº 790, foi criado o Distrito Administrativo de Cantagalo, com seu território pertencendo ao Município de Guarapuava.

Pela Lei Estadual nº 7.575, de 12 de maio de 1982, o distrito foi elevado à categoria de município, com território desmembrado do Município de Guarapuava. A instalação oficial deu-se no dia 1º de fevereiro de 1983.

Fonte: http://www.prdagente.pr.gov.br

Autor do Histórico: NILZA TEREZINHA TOCZEK

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Cantagalo: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Cantagalo? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: