Início » Paraná » Cândido de Abreu


Cândido de Abreu - Paraná



Cândido de Abreu faz parte do estado do Paraná.

A região onde se localiza o município de Cândido de Abreu recebeu seus primeiros colonizadores, poloneses, alemães, franceses e ucranianos, na metade do século XIX.

O município possui duas reservas indígenas: a Reserva Faxinal e a Reserva Lote do Vitorino dos Caigangues, ambas demarcadas. Cândido de Abreu é um município de economia baseada na agropecuária com significativa participação na produção de bovínos e suínos.

História da cidade de Cândido de Abreu Paraná - PR

A criação do Município de Cândido de Abreu foi fruto da colonização estrangeira em terras paranaenses, com a fundação de núcleos coloniais, na primeira metade do século

XIX.

Em 1847, o médico francês, João Maurício Faivre, sob os auspícios da Imperatriz do Brasil, Dona Tereza Cristina, fundou a "Colônia Tereza" que mais tarde daria origem aos Municípios de Cândido de Abreu e Reserva. Esse núcleo colonial começou com 87 franceses trazidos ao Brasil pelo Dr. Faivre, às suas expensas, e que, apesar de todos os esforços despendidos, fracassou.

Alguns anos depois do fracasso da Colônia Tereza, imigrantes poloneses, ucrainos, alemães e alguns brasileiros, se instalaram na mesma região e fundaram a Colônia Cândido de Abreu que progrediu graças à atuação de seus moradores.

Com a criação do Município de Reserva, pela Lei Estadual nº 2038, de 26 de março de 1921, Cândido de Abreu passou a fazer parte de seu território.

Não existe citação quanto à sua elevação à condição de Distrito, sabendo-se que, em 26 de novembro de 1954, foi criado o Município de Cândido de Abreu, desmembrado do Município de Reserva.

O nome dado ao município foi em homenagem a Cândido Ferreira de Abreu, que ocupou o cargo de Diretor do Serviço de Colonização do Paraná.

Gentílico: cândido-abreuense

Formação Administrativa

Em divisão territorial datada de 31-XII-1936, o distrito de Cândido de Abreu figura no município de Reserva,

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito permanece no município de Reserva.

Elevado à categoria de município com a denominação de Cândido de Abreu, pela lei estadual n.º 253, de 26-11-1954, desmembrado de Reserva. Sede no antigo distrito de Cândido de Abreu. Constituído de 3 distritos: Cândido de Abreu, Teresa Cristina e Três Bicos. Instalado em 21-12-1955.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Cândido de Abreu, Teresa Cristina e Três Bicos.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Cândido de Abreu: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Cândido de Abreu? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. sandra's avatarsandra

    conheço. morei muitos anos ai. cidade que tenho imensa vontade de voltar a morar.

    #1 – 19/07/2016 - 14:04

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: