Início » Paraná » Cambará


Cambará - Paraná



Cambará faz parte do estado do Paraná. Situada no norte pioneiro, sua população estimada em 2010 é de 23787 habitantes.

Até o início do século passado, as terras às margens do Alambari eram raramente visitadas, até mesmo por caçadores em busca da caça farta existente na região. Depois, a exuberância da terra, a descoberta da madeira de lei e a abundância da árvore denominada Cambará, própria das terras roxas e férteis apropriadas para o cultivo do café, fez com que a região tivesse um fluxo muito grande de pessoas, principalmente de imigrantes japoneses. A notícia da fertilidade do solo da região rapidamente se espalhou, dando conta que ali o dinheiro se tirava até de árvores, que se raspava com o rodo, pois esta era, realmente, a verdadeira terra da promissão."

No ano de 1904, instalaram-se então na margem do ribeirão Alambari várias famílias, dando início a um povoado de nome Alambari. Quatro anos depois, o Coronel Joaquim Severo Batista doou dez alqueires de terras à margem esquerda do Ribeirão Alambari, para as famílias construírem suas casas.E assim o povoado sobreviveu com grandes lavouras de café.

História da cidade de Cambará Paraná - PR

Em 1904, Alexandre Domingos Caetano, conhecido também, por Alexandre Dutra, e Francisco Moreira, estabeleceram-se às margens do Rio Alambari, dando início aos trabalhos preparatórios para a instalação de um povoado. A notícia da fecundidade das terras próprias para as lavouras de café, algodão, cana-de-açúcar, arroz, etc., atraiu para o local novos moradores.

A partir dessa época, a localidade já era conhecida como núcleo de colonização, com a denominação de Alambari, nome do ribeiro que banhava a região, Com o passar dos anos, a localidade foi recebendo novos habitantes.

A Lei nº 1923, de 06/03/1920, criou o distrito judiciário de Cambará, no município e comarca de Jacarezinho.

Cambará foi elevado a município pela Lei Estadual nº 2208, de 28/03/1924, desmembrado do Município de Jacarezinho. A instalação ocorreu em 21/09/1924.

Cambará - caa - árvore; mbará, de várias cores.

Cambará - árvore pequena e tortuosa, madeira de muita duração, existente em grande quantidade na região e cujas folhas são utilizadas para efeito medicinal.

Aos habitantes do município dá-se o nome de cambaraenses.

Gentílico: cambaraense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Cambará, pela lei estadual n.º 1923, de 0603-1920, no município de Jacarezinho.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Cambará, pela lei estadual n.º 2208, de 28-03-1923, desmembrado de Jacarezinho. Sede no antigo distrito de Cambará expovoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 21-09-1924.

Elevado à categoria de cidade com a denominação de Cambará, pela lei estadual n.º 2471, de 02-04-1929.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual n.º 347, de 15-03-1935, é criado o distrito de Ingá e anexado ao município de Cambará.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído de 2 distritos: Cambará e Ingá.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 2 distritos: Cambará e Ingá.

Pela lei estadual n.º 199, de 30-12-1943, desmembra do município de Cambará o distrito de Andirá (ex-Ingá). Elevado à categoria de município.

No quadro fixado para vigorar no período de 1952-1956, o município é constituído do distrito sede.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Cambará: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Cambará? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: