Início » Paraná » Cafezal do Sul


Cafezal do Sul - Paraná



Cafezal do Sul é um município do estado do Paraná, no Brasil. Sua população, segundo o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é de 4.290 habitantes.

A colonização da região iniciou-se em 1952, pela colonizadora Cafezal que adquiriu 18.000 alqueires do Estado do Paraná para fins de ocupação da área. O desbravamento iniciou-se com a vinda de várias pessoas, principalmente de origem nordestina, no qual de destacam os senhores Cipriano José da Silva (1952), José Felix Santana (1952), Sr. Custódio conhecido como Zé Canção (paraibano) e João Barbosa que também era empreiteiro da colonizadora Cafezal na construção de estradas e na derrubada das matas. A chegada dos desbravadores nordestinos vindos, principalmente, do Estado de São Paulo, onde o trabalho estava escasso, era de ônibus até Umuarama e a pés, animal ou jipe até Cafezal. Os trabalhos da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná abrangiam até Umuarama: Cafezal era colonizada pela Colonizadora Cafezal, daí a dificuldade de acesso para aqueles que vinham pelo norte do estado depois de desembarcar em Umuarama. A primeira casa de madeira, construída na área urbana foi de propriedade do Sr. Manoel Ribeiro Coutinho, em 1953. A primeira escola foi construída pela própria colonizadora (1955) e denominava-se Grupo Escolar Rui Barbosa, tendo como professoras as senhoras: Maria Siloto Canova e Maria Krominski. A origem do nome Cafezal deu-se em função do próprio nome da colonizadora que desbravou a região e foi dado pela mesma. Aos nascidos em Cafezal do Sul chamamos de Cafezalense do Sul ou Cafezalense. Pela Lei Estadual nº 9345/90 de 20 de julho de 1990, Cafezal do Sul torna-se Município, desmembrando-se do Município de Iporã, ficando com dois Distritos Guaiporã e Jangada.

O acesso principal se dá pela PR 323. A rodovia estedende-se por 210 kms entre as cidades de Maringá e Guaíra, passando pelos municípios de Paiçandu, Cianorte, Cruzeiro do Oeste, Umuarama, e Guaíra. È dada especial atenção para a PR-323, por estar se tornando em uma verdadeira "rodovia da morte", possui pavimento asfáltico em pista simples e com movimento de veículos intenso, pesquisa realizada em 2008 por uma organização independente, mostra que o movimento diário ultrapassa 30 mil veículos, em decorrência do movimento inúmeros acidentes são registrados inclusive com mortes, sendo necessário com urgência a sua duplicação.

História da cidade de Cafezal do Sul - PR

A colonização da região iniciou-se 1952. pela colonizadora Cafezal que adquiriu 18.000 alqueires do Estado do Paraná para fins de ocupação da área.

O desbravamento inciou-se com a vinda de várias pessoas , principalmente de origem nordestina, no qual se destacam os senhores Cipriano José da Silva ( 1952 ), José Felix Santana ( 1952 ), Sr. Custódio conhecido como Zé Canção ( paraibano ) e João Barbosa que também era empreiteiro da colonizadora Cafezal na construção de estrada e na derrubada das matas.

A chegada dos desbravadores nordestinos vindos, principalmente, do estado de São Paulo, onde

o trabalho estava escasso, era de ônibus até Umuarama e a pé, animal ou jipe até Cafezal. Os trabalhos da companhia Melhoramento Norte do Paraná abrangiam até Umuarama: Cafezal era colonizada pela Colonizadora Cafezal, daí a dificuldade de acesso para aqueles que vinham pelo norte do estado depois de desembarcar em Umuarama.

A primeira casa de madeira, construída na área urba foi de propriedade do Sr. Manoel Ribeiro Coutinho, em 1953.

A primeira escola construída pela própria colonizadora ( 1955 ) e denominava-se grupo escolar Rui Barbosa, tendo como professoras as senhoras: Maria Siloto Canova e Maria Krominski.

A origem do nome Cafezal deu-se em função do própio nome nome da colonizadora que desbravou a região e foi dada pela mesma.

Aos nascidos em Cafezal do Sul chamamos de Cafezalense do Sul ou Cafezalense.

Gentílico: cafezalense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Cafezal, pela lei municipal nº 32, de 28-09-1967, subordinado ao município de Iporã.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o distrito de Cafezal permanece no município de Iporã.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-VIII-1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Cafezal do Sul, pela lei estadual nº 9345, de 20-07-1990. desmembrado de Iporã. Sede no atual distrito de Cafezal do Sul ex-Cafezal. Constituído de 3 distritos: Cafezal do Sul, Guaiporã e Jangada. Todos desmembrados de Iporã. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de I-VI-1995, o município é constituído de 3 distritos: Cafezal do Sul Guaiporã e Jangada.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica distrital

Cafezal para Cafezal do Sul alterado, pela lei estadual nº 9345, de 20-07-1990.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Cafezal do Sul: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Cafezal do Sul? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: