Início » Paraná » Cafeara


Cafeara - Paraná



Cafeara faz parte do estado do Paraná.

Cafeara situa-se no vale do Paranapanema norte do Estado do Paraná, distante a 100km da Cidade de Londrina. Possui uma área é de 185,798km² representando 0,0932% do estado, 0,033% da região e 0,0022% de todo o território brasileiro. Encontra-se a uma latitude 22°47′34" sul e a uma longitude 51°42′57" oeste. A população avaliada em 2005 era de 2.540 habitantes.

Dados do Censo - 2000

História da cidade de Cafeara Paraná - PR

Ao ciclo do café é devida a formação de inúmeros núcleos populacionais no norte do Paraná, que a curto prazo, tornaram-se verdadeiras Cidades, sendo Cafeara um dos seus mais significativos exemplos.

Pelo Decreto-Lei Estadual nº 58, de 10 de dezembro de 1937, Manoel Firmino de Almeida, engenheiro civil e homem empreendedor, passou a ser concessionário de uma área de 50000 hectares, no Município de Sertanópolis, adquirida do patrimônio do Estado, a qual deu a denominação de "Colônia Zacarias de Goes" e que, depois de demarcada, constituiu o Patrimônio de Vila Guairacá.

No dia 2 de janeiro de 1947, foi plantado o "Cruzeiro", na frente da capela Santa Luzia, padroeira da localidade, cujo ato contou com a presença dos seguintes moradores: Padre Carlos Probst, Anísio Luz, Irineu Moreira Batista, Domingos Tomadon, Valentin Tomadon, João Pedro Cordeiro, José Pedro Neto, Cesarino Barbosa, Domingos Barbosa e Antônio Carlos Lopes.

Em outubro de 1947, com a criação do Município de Jaguapitã, desmembrado de Sertanópolis, Vila Guairacá passou a fazer parte de seu território.

A 5 de outubro de 1949, por despacho do Governador do Estado, Vila Guairacá, passou a chamar-se Vila Cafeara.

Em 1951, foi criado o Município de Lupionópolis, desmembrado do de Jaguapitã, sendo que, nessa ocasião, Cafeara foi elevada à condição de Distrito Administrativo, já então, pertencendo ao novo Município. Em 1954, Cafeara alcançou sua autonomia políticoadministrativa.

O nome dado ao município representa uma homenagem ao café de que é grande produtos.

Gentílico: cafearense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Cafeara, com terras do distrito de Centenário do Sul, pela lei estadual n.º 790, de 14-11-1951, no município de Lupinópolis.

Elevado à categoria de município com a denominação de Cafeara, pela lei estadual n.º 253, de 26-11-1954, desmembrado de Lupinópolis. Sede no antigo distrito de Cafeara. Constituído do distrito sede. Instalado em 14-11-1955.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Cafeara: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Cafeara? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: