Início » Paraná » Assaí


Assaí - Paraná



Assaí é uma cidade localizada no norte pioneiro do estado do Paraná.

A história de Assaí é um lugar onde começa a ser contada quando o cônsul do Japão em São Paulo, Noriyuki Akamatsu, começou a incentivar os imigrantes a emigrarem para o Paraná. Os comentários de que as terras eram altamente produtivas levaram o cônsul a enviar observadores para a região, entre eles alguns agrônomos. A constatação da fertilidade do solo pelos observadores do Consulado deu origem à fundação da Cooperativa de Imigração, em 1927, presidida por Mitusada Umetani, um dos homens que percorrera toda a região. Em 14 de novembro do ano seguinte, foi firmado um contrato de compra e venda de uma gleba de 12 mil alqueires na localidade então conhecida por Três Barras.

Como quase todas as cidades do Norte Paranaense, Assaí nasceu e cresceu graças ao impulso colonizador das Companhias de Terras que se formavam para o desbravamento da região, Assaí foi a Rainha do Algodão chegando palmeiras a ter mais de 200000 mil habitantes e com o fim do Algodão, a cidade foi diminuindo a sua maioria população foi para Londrina e outros retornaram para o Japão, e hoje a cidade conta com apenas 18000 mil habitantes e agora esta retornando a crescer de novo, graças as industrias que estão vindo para a cidade com mais de seis mil empregos.

História da cidade de Assaí-PR

Em 1932, foi iniciada a ocupação da região do Município de Assaí por um grupo de homens de origem japonesa vindos da cidade de Jataí, atualmente Jataizinho, atraídos pelo solo fértil. A primeira área ocupada foi instalado provisoriamente. Após levantamentos efetuados, no mesmo ano a sede foi mudada, e o motivo da escolha de outro local foi a destinação das áreas mais planas para o aproveitamento na agricultura. Sua primeira denominação foi Assailand de origem oriental que significa ASSAHI - sol nascente e LAND - terra, posteriormente simplificado para Assaí. Criado através da Lei Estadual nº 199, de 30 de dezembro de 1943, e instalado em 01 de janeiro de 1944, foi desmembrado de São Jerônimo da Serra.

Gentílico: assaiense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Assaí, pelo decreto lei estadual nº 7573, de 20-10-1938, desmembrado do distrito de Jataí, no município de São Jerônimo.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Assaí permanece no município de São Jerônimo.

Elevado à categoria de município com a denominação de Assaí, pelo decreto-lei estadual n.º 199, de 31-12-1943, retificado pelo decreto-lei n.º 311, de 26-02-1945, desmembrado do município de São Jerônimo. Sede no antigo distrito de Assaí. Constituído de 3 distritos: Assaí, Jataízinho (ex-Jataí) e Uraí. Instalado em 01-01-1944.

Pela lei estadual n.º 2, de 10-10-1947, é criado o distrito de São Sebastião da Amoreira (ex-povoado) e anexado ao município de Assaí. Sob a mesma lei desmembra do município de Assaí os distritos de Jataízinho e Uraí. Elevado à categoria de município.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 2 distritos: Assaí e São Sebastião da Amoreira.

Pela lei estadual n.º 790, de 14-11-1951, desmembra do município de Assaí o distrito de Amoreira (ex-São Sebastião). Elevado à categoria de município.

No período de 1952-1956, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 10VII-1960.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município é constituído de 2 distritos: Assaí e Pau d`Alho. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Assaí: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Assaí? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: