Início » Paraná » Ariranha do Ivaí


Ariranha do Ivaí - Paraná



Ariranha do Ivaí faz parte do estado do Paraná.

A colonização do território que compreende o atual município de Ariranha do Ivai acompanhou o desenvolvimento político e econômico de Ivaiporã. De 1940 até 1960, o núcleo que deu origem a localidade de Ariranha era conhecido por Arroio Bonito da Fazenda de Ubá. Com o aumento da população a Companhia Ubá, empresa que colonizou Ivaiporã e vasta região limítrofe destinou uma área para o loteamento do núcleo urbano. Desde então, o antigo Arroio Bonito passou a chamar-se Ariranha. A denominação é de origem geográfica, em referência ao Ribeirão Ariranha, que tem esse nome porque tinha muitas ariranhas, também conhecida por onça d′água. Criado através da Lei Estadual n° 11.509 de 10 de setembro de 1996, foi desmembrado de Ivaiporã.

Possui uma área é de 241km² representando 0,1207% do estado, 0,0427% da região e 0,0028% de todo o território brasileiro. Encontra-se a uma latitude 24°23′09" sul e a uma longitude 51°35′06" oeste, estando a uma altitude de 700 metros na sede. A população avaliada em 2005 era de 2.584 habitantes.

História da cidade de Ariranha do Ivaí

De 1940-1960, o primeiro nome era Arroio Bonito da Fazenda Ubá. Após a colonização, a companhia Ubá destinou-se uma área reservada para loteamento urbano, que recebeu o nome de Ariranha.

Acredita-se por estar próximo ao Ribeirão Ariranha, ribeirão este que era hábitat natural do animal de pequeno porte existente em grande quantidade em suas margens e leito.

Os imigrantes, primeiros habitantes, eram na sua maioria da religião católica. A capela existente no Arroio Bonito foi transferido posteriormente para o povoado, tinha o nome de capela de Nossa Senhora do Rosário. Continuou com esse nome na criação do distrito judiciário de Ariranha, e em 1967, e, posteriormente a criação e instalação da paróquia Nossa Senhora do Rosário. Com a emancipação do município de Ariranha do Ivaí, e através de lei municipal, a santa padroeira do município ficou sendo Nossa Senhora do Rosário, cuja a data é celebrada no dia 7 de outubro.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Ariranha, pela lei estadual nº 5671, de 18-10-1967, subordinado ao município de Ivaiporã.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o distrito de Ariranha, figura no município de Ivaiporã.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ariranha do Ivaí, pela lei estadual nº 11257, de 21-12-1995, desmembrado de Ivaiporã. Sede no atual distrito de Ariranha do Ivaí. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 1999, o município é constituído do distrito sede.

Assim permencendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Ariranha para Ariranha do Ivaí, alterado pela lei estadual nº 11257, de 21-12-1995.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Ariranha do Ivaí: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Ariranha do Ivaí? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: