Início » Paraná » Antônio Olinto


Antônio Olinto - Paraná



Antônio Olinto faz parte do estado do Paraná.

A colônia de Antônio Olinto foi fundada em 1895, recebeu esse nome em homenagem a Antônio Olinto, então ministro de Obras Públicas. Até esse tempo a localidade era conhecida como Água Amarela, São José do Colaço ou Membéca. Nela foram assentadas 374 famílias de imigrantes rutenos (ucranianos) e 84 de poloneses, vindos da Galícia (ucraniano ????????/Halytschyna, polonês Galicja. Região europeia que fazia fronteira a oeste com as províncias alemãs, ao norte com a Polônia, a leste com a Rússia e ao sul com o Império Áustro-Úngaro). O município foi emancipado através da Lei Estadual n° 1.245 de 25 de julho de 1960 e instalado em 24 de outubro de 1961 foi desmembrado da Lapa.

Parte dessa história pode ser verificada na Casa da Cultura de Antônio Olinto (foto abaixo).

História da cidade de A COLONIA ANTONIO OLINTO FOI FUNDADA EM 1895, PELO DOUTOR CANDIDO FERREIRA DE ABREU. RECEBEU ESTE NOME EM HOMENAGEM AO DOUTOR ANTONIO OLYNTHO, ENTãO MINISTRO DE OBRAS. NAQUELE TEMPO A LOCALIDADE ERA CONHECIDA COMO áGUA AMARELA, SãO JOSé DO COLAçO OU MEMBéCA.

NELA FORAM ASSENTADOS COLONOS IMIGRANTES RUTENOS E POLONESES VINDOS DA GALICIA NA AUSTRIA E, SEGUNDO PADRE HERIBERTO, FORAM 374 FAMILIAS RUTENAS E 84 POLONESAS.

POR DECRETO nº. 248 DE 04 DE JULHO DE 1902, ANTONIO OLINTO FOI ELEVADA A DISTRITO POLICIAL, COM AS DIVISAS COMPREENDENDO O TERRITORIO ENTRE OS RIOS PASSA DOIS E O RIO IGUAçú, RIO NEGRO ATé A CONFLUêNCIA DO RIO SEGUINDO EM LINHA ATé A NASCENTE DO RIO PASSA DOIS.

PERMANECEU PERTENCENDO AO MUNICIPIO DA LAPA ATE 30 DE MARçO DE 1917, QUANDO PELA LEI nº. 1710, FORAM CRIADAS DIVISAS ENTRE LAPA E RIO NEGRO. O DECRETO nº. 642, DE 18 DE SETEMBRO, ESTABELECEU O DISTRITO POLICIAL AO TERMO DE RIO NEGRO.

PELA LEI 1758 DE 22 DE MARçO DE 1918, SENDO PRESIDENTE DO ESTADO DO PARANá DR AFONSO ALVES, ANTONIO OLINTO FOI ELEVADA A DISTRITO JUDICIAL NO MUNICIPIO DE RIO NEGRO.

A LEI nº. 108 DE 07 DE NOVEMBRO DE 1937, DIARIO OFICIAL DE 1553 DE 21 DE JANEIRO DE 1937, TRANSFERIU A SEDE DO DISTRITO PARA A LOCALIDADE PERTENCENTE A SãO MATHEUS DO SUL.

A LEI MUNICIPAL nº. 72, DE 11 DE ABRIL DE 1950, DA CAMARA MUNICIPAL DA LAPA, CRIA TRES SUBPREFEITURAS DO DISTRITO DE CONTENDA, DISTRITO DE ANTONIO OLINTO E SUBPREFEITURA DE AGUA AZUL.

FINALMENTE A LEI nº. 1245 DE 25 DE JULHO DE 1960, DIARIO OFICIAL 119 DE 28 DE JULHO DE 1960, CRIOU O MUNICIPIO DE ANTONIO OLINTO, DESMEMBRADO O TERRITORIO FORAM INCLUIDOS OS QUARTEIRõES IMBUIAL E PARTE DO BUTIá.

O MUNICIPIO FOI CRIADO PELA LEI N°. 4245 E EMANCIPADO EM 24 DE OUTUBRO DE 1961.

Fonte: IBGE - AG RIO NEGRO - PR

Autor do Histórico: ANTôNIO CARLOS DE ALMEIDA COSTA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Antônio Olinto: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Antônio Olinto? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: