Início » Paraná » Anahy


Anahy - Paraná



Anahy faz parte do estado do Paraná.

A história de Anahy está ligada à cultura cafeeira e a fertilidade de suas terras. A COBRINCO – Companhia Brasileira de Imigração e Colonização, era a colonizadora das terras. O primeiro nome dado a localidade, em 1959, foi Pingo de Ouro, mas o nome foi mudado em homenagem a uma das filhas do gerente da Companhia que tinha o nome de Anahy.

O Município de Anahy foi colonizado por duas frentes: Sulistas e Nortistas. Sabedores da fertilidade da terra e em busca de um futuro melhor, no ano de 1950, chegou aqui um dos primeiros pioneiros: o Srº Ricardo Pfeffer, juntamente com sua esposa Matilde Hake Pfeffer, que adquiriram da COBRINCO, 13 alqueires de terra, e passaram a dedicar-se ao plantio de café.

História da cidade de Anahy

A história de Anahy, esta ligada à cultura cafeeira e a fertilidade de suas terras.

A cobrinco — companhia brasileira de imigração e colonização, era a colonizadora das terras. O primeiro nome dado a localidade, em 1959, foi Pingo de Ouro, mas o nome foi mudado em homenagem a uma das filhas do gerente da companhia que tinha o nome de Anahy.

O município de Anahy, foi colonizado, por duas frentes, sulista e nortistas.

Sabedores da fertilidade da terra e em busca de um futuro melhor, no ano de 1950, chegou aqui um dos primeiros pioneiros, o Sr. Ricardo Pfeffer, juntamente com sua esposa Matilde Hake Pfeffer, que adquiriram cobrinco com 13 alqueires de terra, e passaram a dedicar-se ao plantio de café.

´Conta o Sr. Ricardo, que quando abria picadas no mato, passava em um rio, em que havia muitos do mato, então matou dois deles, e a partir daí, o rio passou a ser chamado de ´rio de porcos´.

Ainda desabafa: ´era um tempo difícil, mas deixou saudades´.

Em 1955, chegaram novas famílias, vindas de Minas Gerais e São Paulo, as famílias de Antônio Felisberto, Sebastião Miguel e Antônio Mazzocatto, que fixaram residência em Anahy. As primeiras casas de comércio estabelecidas em Anahy, foi no ano de 1959, que pertencia aos Srs. Antônio Mazzocatto, José Guerra e a Pedro Ladaniski, neste ano houve uma seca muito grande, e a agricultura sofreu muito com isso.

Demonstrando grande religiosidade e fé, Sr. Ricardo, juntamente com os demais colonizadores construíram a primeira capela em, louvor a Sant`Ana, padroeira da cidade.

Contam-se que Antônio Mazzocatto, se apaixonou por Ana, filha de José Guerra, a qual era muito religiosa, mesmo não se casando com Ana, Antônio em homenagem a ela, atribuiu a padroeira do local o nome de Sant`Ana.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Anahy, pela lei estadual nº 6917, de 02-09-1977, subordinado ao município de Corbélia.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de Anahy, figura no município de Corbélia.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Anahy, pela lei estadual nº 9292, de 11-08-1990, desmembrado de Corbélia. Sede no antigo distrito de Anahy. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permencendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Anahy: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Anahy? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: