Início » Paraná » Ampére


Ampére - Paraná



Ampére é uma cidade do sudoeste do estado do Paraná. A população avaliada em 2008 era de 18.041 habitantes. A ocupação de forma mais intensa do sudoeste Paranaense ocorre após a formação da CANGO – Colônia Agrícola General Osório – parte da política de ocupação do extremo oeste do Brasil desenvolvida por Getulio Vargas e conhecida como “Marcha para o Oeste”. Os descendentes de alemães e italianos que moravam nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina foram os agentes principais dessa ocupação.

Até o ano de 1950, existiam na região somente os municípios de Palmas e Clevelândia. Após essa data surgiram outros municípios, como por exemplo, Pato Branco e Francisco Beltrão.

Os primeiros moradores chegaram aqui por volta de 1947, sendo que o primeiro morador foi João Pociano de Almeida. Em 1948 chegaram José Soranzo, Adriano Nonato, Florindo Santiago de Miranda, Eduardo Stoki, Família Bialeski, Antenor e Agenor Fagundes Antonio Pereira da Conceição, Angelino Veiga de Freitas, Família Lerias, Família Telheiro, Família Furlan e outros. Em 1949 foi nomeado o Sr. Eduardo Stock como delegado no mesmo ano foi construída a primeira capela no atual bairro de Santa Terezinha. Em 30 de Dezembro de 1957 Ampére foi elevada a condição de distrito.

História da cidade de Elevado a categoria de municipio pela Lei 4.348 de 11 de abril de 1961.

Animados com a riqueza da terra, em 1948, começaram a chegar os primeiros desbravadores no local onde é hoje o Município de Ampére. A colonização foi realizada, inicialmente, por migrantes paranaenses vindos de Pato Branco e Francisco Beltrão. Outros, vindos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, chegaram mais tarde, pelo picadão aberto para ligar Pato Branco a Santo Antônio do Sudoeste. Criado através da Lei Estadual nº 4348, de 11 de abril de 1961, e instalado em 28 de novembro de 1961, foi desmembrado de Santo Antônio do Sudoeste. Conforme alguns antigos moradores, o nome da cidade surgiu de um grupo de pescadores, de cidades vizinhas, os quais encontrando-se na escuridão da noite disseram: Se construíssemos uma barragem neste rio, quantos ampéres de energia teríamos, daí o nome de Ampére ao rio e a localidade.

Fonte: IBGE/PREFEITURA MUNICIPAL

Autor do Histórico: DELMO DE CARVALHO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Ampére: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Ampére? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: