Início » Paraná » Amaporã


Amaporã - Paraná



Amaporã faz parte do estado do Paraná. A população avaliada em 2005 era de 5.098 habitantes.

O início do povoado do Município de Amaporã ocorreu em 1955 em função da cafeicultura. Outras culturas foram posteriormente introduzidas no Município, tais como algodão, batata doce, mandioca e soja. Possui atividade, também, na pecuária e na indústria de farinha de mandioca, fecularia e laticínio. Criado através da Lei Estadual nº. 4.245 de 25 de julho de 1961, e instalado em 12 de novembro do mesmo ano, foi desmembrado de Paranavaí.

De origem Tupi, "ama"... o que serve, ser costume + "porã" ...belo, bonito,: Uso bonito, costume bonito.

História da cidade de Amaporã

As terras onde hoje se localiza a sede do município de Amoporá, pertenciam ao estado e, em 1948, foram adquiridas por lavradores que tinham por objetivo organizar fazendas para o plantio do café.

Os primeiros colonos a se fixaram no local foram Justino Rodrigues de Souza, Mariano Viana e José Viana, seguidos, algum tempo depois, por Gustavo Marques de Oliveira.

Posteriormente, outros colonos vieram a estabelecer-se na região, formando fazendas, uns dedicando-se ao plantio de café e outras lavouras como o milho, algodão, feijão, etc, e outros, à pecuária com gado zebu vindo de São Paulo e Mato Grosso. Em pouco tempo, a localidade tomou aspecto de povoado, recebendo a denominação de Jurema.

Em 1955, o povoado de Jurema, foi elevado à categoria de distrito, pertencente ao município de Paranavaí e, em 1960, foi elevado à categoria de município, passou a denominar-se Amaporã, em virtude de lei estadual.

O nome do município é de origem indígena e significa: amá = chuva, porã= bonita, amaporã= chuva bonita.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Jurema (ex-povoado), pela lei municipal nº 116, de 23-08-1955, com terras desmembradas do distrito de Catarinense, subordinado ao município de Paranavaí.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Jurema, figura no município de Paranavaí.

Elevado à categoria de município com a denominação de Jurema, pela lei estadual nº 4245, de 25-07-1960, desmembrado de Paranavaí. Sede no atual distrito de Amaporã (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 12-11-1961.

Pela lei estadual nº 37, de 13-06-1961, o município de Jurema tomou a denominação de Amaporã.

Pela lei municipal nº 28, de 15-05-1962, é criado o distrito de Nordestina e anexado ao município de Amaporã.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Amaporã (ex-Jurema) e Nordestina.

Assim permencendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica municipal

Jurema para Amaporã, alterado pela lei estadual nº 37, de 13-06-1961.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Amaporã: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Amaporã? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: